Irlandês encontrado morto junto a porto de Albufeira. PJ investiga

Mark Kiely, um cidadão irlandês que estava desaparecido há vários dias, no Algarve, foi encontrado morto, na passada segunda-feira, 18 de agosto, junto a um porto de pesca de Albufeira. A Polícia Judiciária (PJ) investiga.

Mark Kiely

© Reprodução Redes Sociais

Natacha Nunes Costa
20/08/2025 09:33 ‧ há 2 horas por Natacha Nunes Costa

País

Algarve

Um cidadão irlandês que estava desaparecido desde sábado, 16 de agosto, no Algarve, onde estava de férias, foi encontrado morto, na segunda-feira, junto a um porto de pesca de Albufeira, avançam vários meios de comunicação social internacionais.

 

De acordo com o site Portugal Resident, foi o capitão do porto de Portimão, Luís Pousadas Godinho, que confirmou a informação, adiantando que a investigação está agora a cargo da Polícia Judiciária (PJ).

Relatos anteriores davam conta de que os telemóveis e carteira do irlandês já tinham sido encontrados num banco da marina de Albufeira.

Mark Kiely, de Donegal, tinha sido visto pela última vez na madrugada de sábado, 16 de agosto, no centro histórico de Albufeira, perto do túnel da praia.

Na altura, vestia uns calções creme e um pólo verde claro.

A família deu o alerta às autoridades do desaparecimento e apelou a que quem tivesse informações sobre o paradeiro de Mark entrasse em contacto.

O caso acabou por ter um desfecho trágico, também confirmado pela família nas redes sociais. "Encontramos o Mark mas, infelizmente, não como esperávamos. Um enorme agradecimento a todos os nossos amigos e familiares pelo apoio e ajuda na tentativa de encontrá-lo. Que o Mark descanse agora em paz", lê-se na nota.

Verão trágico

Recorde-se que, nos últimos meses, vários turistas perderam a vida durante férias em Albufeira.

No dia 4 de junho, Greg Monks, um escocês de 38 anos, foi encontrado morto após uma semana de buscas. As autoridades acharam o corpo do turista numa ravina da zona do Cerro da Águia.

No mesmo dia, um outro turista britânico, cujo o nome não foi divulgado, foi encontrado morto ao pé de uma escadaria da Avenida da Liberdade, na mesma cidade algarvia.

Cerca de um mês depois, nova tragédia. Dois turistas britânicos foram encontrados mortos no fundo de uma piscina de um aparthotel de Albufeira.

King Edonmi, de 29 anos, e Mo Liasu, de 27, ambos naturais cidade inglesa de Ipswich, morreram afogados no dia 15 de julho, menos de 24 horas depois de chegarem ao Algarve.

Na altura, a Sky News contou que os britânicos estavam com um grupo de amigos quando o acidente aconteceu. Era a primeira noite que passavam em Portugal, ambos estariam alcoolizados e não sabiam nadar.

Ao que se sabe, foi um outro amigo que deu o alerta, depois de encontrar King e Mo no fundo da piscina.

Os britânicos ainda foram alvo de manobras de reanimação, por parte das equipas médicas chamadas ao local, mas já não havia nada a fazer. Os óbitos acabaram por ser declarados no local, como noticiou, na altura, o Notícias ao Minuto.

Apesar de as autoridades terem sido também chamadas ao aparthotel, desde o início que se desconfiava que se tinha tratado de um acidente trágico. Os corpos foram, contudo, levados para o Instituto de Medicina Legal, para serem autopsiados.

Nas redes sociais, a irmã de King Edonmi deixou uma dedicatória ao familiar e revelou que este morreu a tentar salvar o amigo.

 "O meu melhor amigo partiu. Descansa em paz, meu irmão mais velho e o seu melhor amigo, Mo. Amamos-vos e nunca vos esqueceremos", começou por escrever Kemi Edonmi, acrescentando que King "morreu a tentar salvar a vida do amigo".

A jovem garantiu ainda que King e Mo "não estavam bêbados", como disseram as autoridades. "O meu irmão e Mo não bebiam. Não estavam embriagados no momento acidente", assegurou na mesma publicação.

Leia Também: ASAE encerra atividade de nove estabelecimentos em Albufeira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas