Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Itália passa os 20 mil mortos. França 'fechada' até 11 de maio

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Itália passa os 20 mil mortos. França 'fechada' até 11 de maio
Notícias ao Minuto

14:30 - 13/04/20 por Silvia Abreu e Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

De acordo com o último balanço divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal registou um aumento de 31 vítimas mortais e 349 casos de infeção pela Covid-19, nas últimas 24 horas. O aumento de número de casos representa uma subida de 2,1% - a mais baixa de todo o mês de abril.

Na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus, a ministra da Saúde anunciou a recomendação do uso social de máscaras em locais públicos fechados. Uma recomendação que chega com a nota de que se "trata apenas de uma medida adicional" e que estas máscaras não devem ser usadas nem por doentes nem por profissionais de saúde.

Ao abrigo das normas excecionais e de perdão de penas devido à pandemia de covid-19, mais cem reclusos foram libertados esta manhã

No mundo, o número de vítimas pelo novo coronavírus continua a crescer. Em Espanha, o número de mortos está perto dos 17.500, sendo que 517 óbitos foram registados nas últimas 24 horas. A Alemanha teve novamente uma queda no número de novas mortes e o número de casos supera os novos casos diagnosticados. 

A Covid-19 já fez  19.899 mortes em Itália desde o início do surto, mas o país teve ontem boas notícias ao registar o menor aumento diário de mortes em quase um mês. Já o Reino Unido ultrapassou ontem a barreira dos 10 mil óbitos

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

20h00 - Continue a acompanhar aqui as informações posteriores. 

19h54 - Venezuela. Os voos nacionais e internacionais na Venezuela vão continuar suspensos até ao próximo dia 12 de maio, anunciou hoje o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) venezuelano.

19h50 - 126 detenções por desobediência ao Estado de Emergência. Ministro da Administração Interna quis dar uma "palavra de reconhecimento aos portugueses que cumpriram de uma forma, praticamente, exemplar as recomendações das autoridades de saúde".

19h47 - Duas máscaras por casa na Madeira. O governo da Madeira vai começar a distribuir máscaras à população do arquipélago no final da semana via CTT, disse hoje o chefe do executivo, indicando que serão entregues duas unidades por domicílio, abrangendo cerca de 200 mil pessoas.

19h45 - Espanha. O Governo espanhol autorizou hoje o regresso parcial ao local de trabalho, que em Madrid atingiu cerca de 300.000 pessoas e decorreu com normalidade e sem grandes aglomerações nas estradas ou nos transportes coletivos.

19h31 - O secretário de Estado da Mobilidade - Ambiente e Ação Climática, Eduardo Pinheiro, responsável pela coordenação da execução do Estado de Emergência no Norte, disse hoje que o Governo identificou vários espaços de retaguarda na Área Metropolitana do Porto.

19h29 - Presidente francês fez uma comunicação ao país, esta segunda-feira, onde anunciou que as medidas de confinamento serão mantidas até 11 de maio.

19h21 - Um total de 573 reclusos já foram libertados em todo o país, no âmbito das normas excecionais e de perdão de penas aplicadas à população prisional devido à pandemia, indicou hoje fonte ligada ao Conselho Superior da Magistratura (CSM).

19h21 - "Temos de estar preparados para o pior". O alerta é de Rui Moreira, que esta segunda-feira visitou o hospital de campanha no Porto, como dá conta a SIC Notícias

19h16 - A maioria dos partidos com assento parlamentar é favorável à realização da tradicional sessão solene do 25 de Abril na Assembleia da República, mas com menos pessoas, devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19.

19h07 - Os professores estão confiantes que o trabalho à distância vai ser menos difícil durante o terceiro período, afirmou hoje o secretário-geral da Federação Nacional de Professores, alertando, no entanto, que este modelo terá sempre lacunas.

19h05 - O governo turco decidiu hoje prolongar o recolher obrigatório durante os fins de semana enquanto considerar necessário, para suster o surto do novo coronavírus, anunciou hoje o Presidente Recep Tayyip Erdogan.

19h03 - A procuradora-geral da República emitiu hoje diretrizes para os magistrados do Ministério Público seguirem no tratamento dos processos urgentes, não urgentes e reexame da medida de prisão preventiva, no período excecional de combate à pandemia de covid-19.

19h01 - A mara de Lisboa vai financiar a contratação de 50 técnicos para os centros de acolhimento para sem-abrigo criados para responder à pandemia de covid-19 e outros que venham a ser constituídos, anunciou hoje o vereador dos Direitos Sociais.

18h59 - O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se na terça-feira, por videoconferência, com académicos e economistas para recolher contributos sobre a atual situação económica e as medidas para relançar a atividade, no contexto da crise pandémica.

18h53 - Autoridades de Saúde francesas indicam que o número total de mortes é agora 14.967, com mais de 98 mil casos de infeção confirmados desde o início do surto viral no país.

18h47 - Muitos são os países que estão a instar os seus cidadãos a usar máscara, mas especialistas da Organização Mundial de Saúde lembra que este equipamento não implica o fim das medidas de quarentena.

18h45 - A Força Aérea americana sobrevoou, este fim de semana, os céus de Las Vegas para agradecer aos profissionais de saúde da cidade que trabalham para combater a Covid-19. 

18h39 - A comunidade chinesa residente na Madeira doou 5.000 máscaras à Polícia de Segurança Pública (PSP) da região, divulgou hoje o comando regional em comunicado.

18h40 - "Portugal é considerado hoje um bom exemplo de controlo ao avanço do coronavírus. Os portugueses seguiram à risca as recomendações da Organização Mundial de Saúde e logo no início da pandemia". A afirmação é do jornalista Tadeu Schmidt, num segmento noticioso apresentado no programa 'Fantástico'.

18h39 - O presidente da CIP garantiu hoje que a classe empresarial e a iniciativa privada estão "ao lado" do Governo no desenvolvimento de um novo modelo de reindustrialização do país, cuja importância a crise gerada pela pandemia veio confirmar.

18h33 - Os cientistas são unânimes e concordam que o novo coronavírus emergiu da natureza, mas o facto de ainda não ser claro como chegou aos humanos deixa algum espaço para o aumento da desinformação. Como dá conta o Guardian,  na Grã-Bretanha foi veiculada uma teoria da conspiração que faz uma conexão entre a Covid-19 e a tecnologia 5G. Quase um terço dos inquiridos num estudo acredita nesta versão.

Nos EUA, de acordo com um novo relatório do Pew Research Center, cerca de um terço dos americanos pesquisados acredita que a Covid -19 foi criada por humanos em laboratório

18h31 - A editora Gradiva esteve para publicar em Portugal a autobiografia de Woody Allen, 'Apropos of Nothing', mas o montante de direitos pedidos inviabilizou esta possibilidade, pois todos os recursos são para pagar salários, nesta época de crise pandémica.

18h29 - O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que a situação da convid-19 está "controlada" na região, mas o vírus não está "erradicado", pelo que mantém as medidas de confinamento obrigatório e adia a retoma da atividade económica.

18h25 - Esta é uma das imagens captadas pela Reuters e que mostra as forças de segurança em Espanha a distribuírem máscaras de proteção nos locais públicos. 

Notícias ao MinutoEspanha começa a dar passos com vista à recuperação económica e os polícias distribuem máscaras© Reuters

18h24 - O navio cruzeiro Marella Explorer II, está, neste momento, fundeado ao largo dos Açores, com três tripulantes mortos devido à Covid-19 e cerca de 150 infetados, avança a TVI24. Já de acordo com o site da especialidade Marine Traffic, é possível ver que a embarcação está fundeada ao largo do Grupo Central do arquipélago, a “aguardar indicações”.

18h10 - Tedros Adhanom Ghebreyesusdiretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), fez um novo balanço do que se sabe já sobre este vírus, lembrando que a sua taxa de mortalidade é dez vezes superior à da gripe suína.

18h09 - "Fiquei com medo de morrer", afirmou um piloto brasileiro de 23 anos que esteve internado nos cuidados intensivos depois de ter sido infetado com o novo coronavírus. Bruno Baptista contou a sua experiência ao Estadão

18h04 - O Politécnico de Coimbra vai manter a interrupção das atividades letivas presenciais, designadamente as aulas, até 15 de junho, anunciou hoje a instituição, que reúne seis escolas de ensino superior frequentadas por cerca de 10 mil estudantes.

17h56 - O secretário-geral do PCP subiu hoje o tom das críticas ao estado de emergência decretado pela pandemia de covid-19 por ter acrescentado "mais limitações a direitos, liberdades e garantias, em particular dos trabalhadores".

17h50 - O Ministério da Saúde publicou, esta segunda-feira, a norma relativa ao uso de máscaras na comunidade. Relembra a tutela no documento que "a utilização de máscaras, como medida complementar para limitar a transmissão de SARS-CoV-2 na comunidade, tem sido considerada de forma diferente pelos vários países e organizações internacionais". 

A utilização de máscaras pela população, pode ainda ler-se, "é um ato de altruísmo, já que quem a utiliza não fica mais protegido, contribuindo, isso sim, para a proteção das outras pessoas, quando utilizada como medida de proteção adicional". 

17h48 - A GNR está a tentar identificar as pessoas envolvidas numa celebração pascal, no domingo, numa rua em Vermoim, Vila Nova de Famalicão, com direito a beijos na cruz e a champanhe, disse fonte daquela força à Lusa.

17h44 - 102 utentes e colaboradores do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha, em Vila do Conde, distrito do Porto, testaram positivo à covid-19, revelou hoje um responsável da instituição, num balanço final aos exames realizados.

17h40 - O presidente da Rússia reconheceu hoje uma "escassez" de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde russos, alertando que o país ainda não atingiu o pico do surto da covid-19 e deve preparar-se para o pior cenário possível.

17h33 - Os alunos dos colégios vão continuar com os horários escolares que tinham antes da pandemia, segundo a associação representativa do setor, os quais acrescentam que os colégios mantêm as mensalidades mas estarão atentos às famílias financeiramente afetadas.

17h31 - O Conselho de Segurança Nacional de Israel elaborou um plano para o país abandonar a emergência sanitária e reativar a economia com quatro fases, no qual os setores financeiro, tecnológico e industrial são os primeiros a retomar o trabalho.

17h27 - A cerimónia de entrega do Prémio Camões ao cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, prevista para dia 25 de abril, em Lisboa, foi adiada devido à pandemia de covid-19, disse hoje à Lusa fonte do ministério português da Cultura.

17h17 - O Estado de Nova Iorque ultrapassou hoje as 10.000 mortes provocadas pela covid-19, atingindo os 10.056 óbitos, com mais 671 registadas nas últimas 24 horas, indicou o governador Andrew Cuomo.

17h14 - O Lar de Santa Isabel, instituição de Vila Nova de Gaia que regista 17 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, precisa de pessoal médico e de enfermagem, disse hoje à Lusa o presidente, Fernando Vieira.

17h12 - A Direção-geral da Educação vai lançar uma formação sobre o ensino através de meios digitais dirigida a diretores escolares e professores, para apoiar as escolas no desenvolvimento do ensino à distância, anunciou hoje a tutela.

17h11 - As mortes em Itália associadas ao novo coronavírus ascenderam esta segunda-feira às 20.465, com mais 566 óbitos registados nas últimas 24 horas, um número acima do registado no domingo.

17h04 - O Reino Unido, país que durante as últimas semanas viu disparar o números de contágios e mortes por Covid-19, está a enfrentar uma dura estatística. Entre os doentes confirmados e hospitalizados pelo novo coronavírus, um em cada sete deverá mesmo nunca regressar a casa.

17h03 - O Município da Batalha distribuiu mais de 40 mil máscaras a oito mil habitantes, cerca de metade da população daquele concelho do distrito de Leiria, anunciou a autarquia.

17h02 - As autoridades sanitárias de Nova Iorque avisaram hoje que a cidade corre o risco de esgotar as zaragatoas dos testes para deteção da covid-19 e aconselharam a manter as análises apenas aos doentes hospitalizados.

17h00 - Perante as correções feitas pelos meios de comunicação norte-americanos, que indicam que são os governadores estaduais, e não o presidente, quem decide sobre a reabertura dos respetivos estados, Donald Trump decidiu recorrer ao Twitter para clarificar.

16h59 - A Convenção Nacional da Saúde (CNS) apelou hoje ao Governo e às autoridades do setor para que sejam retomados todos os cuidados médicos que foram adiados ou cancelados devido à pandemia de covid-19 em Portugal.

16h57 - Imagens divulgadas pela agência de notícias italiana ANSA revela que um grupo de pessoas organizou um churrasco no terraço de um prédio habitacional, em Palermo, no sul de Itália. As autoridades foram avisadas e chegaram ao local de helicóptero, colocando um ponto final na festa.

16h54 - A reabertura dos mercados para viabilizar o escoamento dos produtos durante a pandemia da covid-19 foi hoje defendida por organizações da agricultura familiar, que querem os lavradores a vender também às cadeias de supermercados.

16h50 - O Jornal Globo diz que mais de 25% das mortes no Brasil, ao contrário da tendência mundial, não são verificados em pacientes com doenças prévias ou mais de 60 anos de idade.

16h49 - A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que a decisão sobre o levantamento do cordão sanitário no concelho de Ovar só será tomada quando se tiver a certeza de que se está "a ir no sentido certo".

16h43 - As autoridades de saúde da Madeira estão a acompanhar com "atenção especial" três concelhos da região, num total de 11, onde não foram registados casos de covid-19 - Santana, São Vicente e Porto Moniz -, na costa norte da ilha.

16h42 - Eis as recomendações do Centro Nacional de Cibersegurança para quem está em teletrabalho e tem de recorrer a plataformas de videoconferência.

16h39 - Um em cada três participantes de um inquérito do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) sobre a adaptação à covid-19 afirmou sentir frustração por não cumprir rotinas e todos admitiram sentir esperança em relação ao futuro.

16h35 - O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique reativou todos os centros operativos de emergência em todo país para responder a uma eventual propagação desenfreada da covid-19 no país, anunciou hoje a entidade.

16h31 - O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro registou nas últimas 48 horas mais duas mortes de utentes infetados com o novo coronavírus, elevando para 20 o número de óbitos associados à covid-19 na instituição, foi hoje anunciado.

16h29 - A capacidade instalada ao nível hospitalar ainda não atingiu o máximo do seu potencial, o que reflete a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

16h26 - Esta segunda-feira, Manuel Luís Goucha esteve à conversa com Sónia Pitarma, irmã do enfermeiro português que tratou do primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, enquanto permaneceu internado por causa da Covid-19. "Tem sido um grande orgulho, sei que ele é um grande profissional, mas não estava à espera deste impacto", confessou

16h24 - O PSD vai defender na conferência de líderes que se realize a tradicional sessão solene do 25 de Abril na Assembleia da República, mas com muito menos deputados e convidados, disse hoje à Lusa fonte oficial do partido.

16h21 - Os encarregados de educação continuam preocupados com alunos sem acesso à internet ou equipamentos que lhes permitam acompanhar as aulas à distância e pedem ao Governo um "Programa Nacional de Transformação Digital na Educação".

16h21 - O Ministério da Saúde do Quénia atualizou os dados relativos à evolução da Covid-19 no país. Há, até ao momento, 674 casos de infeção pelo novo coronavírus, que já fez inclusive nove mortes. 

16h14 - Promotores e mediadores imobiliários do mercado residencial consideram que o regresso à normalidade deverá demorar cerca de 12 meses, após o surto da covid-19 estar controlado, segundo o inquérito mensal de confiança 'Portuguese Housing Market Survey'.

16h11 - "Fique em casa ou dance com eles! O que prefere?" Eis o alerta da GNR

16h04 - O Ministério da Saúde do Brasil publicou esta segunda-feira, nas redes sociais, um vídeo demonstrativo de como fazer uma máscara de proteção em casa.

16h03 - A Direção-Geral da Saúde partilhou, esta segunda-feira, dados relativos à distribuição de testes de diagnóstico Covid-19 por Administração Regional de Saúde.

16h02 - O Lar Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, começa hoje a receber idosos depois da deteção de residentes e funcionários com covid-19 e da evacuação do edifício para descontaminação, disse fonte da instituição.

15h58 - Especialistas da Academia de Ciências Leopoldina, na Alemanha, recomendam o gradual relaxamento gradual das restrições no país, a partir do momento em que o novo número de infeções estabilize e as medidas de higiene sejam mantidas, reporta a agência France-Presse.

15h54 - Duas polícias dos Mossos d'Esquadra ignoraram, este fim de semana, o confinamento obrigatório decretado em Espanha para celebrarem um aniversário. As amigas e colegas de trabalho encontraram-se numa festa privada e divulgaram as imagens do encontro.

15h53 - Doentes hemato-oncológicos faltam a consultas e tratamentos com medo de serem infetados pelo novo coronavírus, situação que pode pôr em causa a sua recuperação, disse hoje à Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL).

15h50 - Avião com material de proteção aterrou hoje nos Açores. A aeronave da SATA foi a Xangai, na China, buscar diverso material para os profissionais de saúde e bombeiros e o comandante mostra-se feliz com a "missão cumprida".

15h49 - O governo iraniano afirmou hoje dispor no imediato de 1,4 mil milhões de euros congelados num banco do Luxemburgo e que conseguiu desbloquear para combater a pandemia da covid-19.

15h48 - As autoridades de saúde na Guiné-Bissau elevaram hoje para 40 o número de casos de infeção pelo novo coronavírus no país.

15h45 - A Covid-19 fez o seu primeiro morto no porta-aviões USS Theodore Roosevelt, embarcação que há semanas foi notícia depois do comandante ter pedido auxílio na sequência de dezenas de contágios a bordo. Durante o fim de semana, quatro marinheiros foram transferidos para o hospital, refere fonte oficial à CNN.

15h41 - A Grécia expressou hoje preocupação com informações que indicam que migrantes estão a concentrar-se junto das costas da Turquia com a intenção de alcançar as ilhas gregas, apesar das restrições de circulação impostas devido ao novo coronavírus.

15h38 - De acordo com a Universidade Johns Hopkins, o novo coronavírus já fez pelo menos 22.116 vítimas mortais nos Estados Unidos e 557.663 casos de infeção.

15h31 - A PSP deteve hoje de madrugada na Estrada Nacional 14 (EN14), entre Braga e Famalicão, uma mulher que seguia de carro com dois homens. Além de não apresentarem qualquer "justificação legítima" para se ausentarem das suas residências, as autoridades encontraram um "pequeno arsenal" na viatura.

15h29 - As autoridades de saúde dos Países Baixos confirmaram esta segunda-feira mais 964 novos casos por infeção do novo coronavírus, o que elevou o número total para 26.551. O total de óbitos também subiu para 2.823, após o registo de 86 óbitos nas últimas 24 horas.

15h21 - O Supremo Tribunal norte-americano anunciou hoje que irá ouvir alguns casos por telefone, devido à pandemia Covid-19, informou a instituição num comunicado, citado pela CNN. Dois desses casos são relacionados com Donald Trump, relativamente à oposição do presidente norte-americano na divulgação pública das suas finanças.

15h13 - A linha telefónica SNS 24 tem estado "a funcionar com normalidade" nos últimos dias e o tempo de espera no domingo foi de cerca de 30 segundos, disse hoje a ministra da Saúde.

15h12 - O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje um programa de cerca de 20 mil milhões de euros para os países membros emergentes, para ajudar a superar o impacto económico da pandemia covid-19.

15h10 - Tottenham recua no 'lay-off' e faz do estádio centro de testes. Os 'spurs' lembram que quando anunciaram os cortes, devido à paralisação das atividades e do campeonato, informaram que essa mesma decisão estaria sob avaliação regular e que foi nessa perspetiva que fazem agora esta comunicação.

15h04 - Duas associações de emigrantes no Luxemburgo lançaram uma campanha de angariação de fundos destinados a comprar material e equipamentos para hospitais portugueses, para a resposta ao novo coronavírus, segundo informação divulgada hoje.

15h00 - O número de mortes no Reino Unido devido à pandemia de covid-19 aumentou para 11.329, com mais 717 óbitos nas últimas 24 horas, indicou hoje o ministério da saúde britânico. O número total de casos de contágio é agora de 88.621, mais 4.342 do que no dia anterior, acrescentou.  

14h55 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus causou pelo menos 114.539 mortes no mundo, desde que surgiu na China, em dezembro, segundo um balanço feito hoje ao final da manhã pela AFP, com base em fontes oficiais.

14h44 - Os Açores atingiram hoje os 100 infetados com covid-19, com seis novas pessoas com testes positivos nas últimas 24 horas, todas de São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h40 - Os Estados Unidos estão perto de atingir o pico do surto pela Covid-19, referiu hoje Robert Redfield, diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, em entrevista à NBC. "Estamos perto do pico... Saberão que estamos no pico quando registarmos um número menor do que no dia anterior. Estamos a estabilizar neste preciso momento", disse.

14h36 - Os conteúdos programáticos das aulas transmitidas pela televisão para os alunos do ensino básico continuam desconhecidos dos professores, lamentaram hoje os diretores escolares, na véspera do arranque do 3.º período.

14h33 - Os médicos do Centro Hepato-bilio-pancreático do Hospital Curry Cabral lamentam a falta de definição no hospital e alertam que há 15 doentes a precisarem de "tratamento urgente" disse hoje à Lusa fonte do corpo clínico. 

14h25 - Um novo teste ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deu resultado negativo de infeção com a covid-19, o que permitiu a saída do hospital onde esteve internado durante uma semana, adiantou hoje o seu porta-voz, James Slack. 

14h09 - A Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou hoje que quer reinstalar nos próximos meses cerca de 5.000 refugiados que vivem atualmente em campos sobrelotados nas ilhas gregas, reconhecendo, porém, que este número fica aquém das necessidades.  Medida visa evitar a propagação do novo coronavírus.

13h54 - Cem reclusos em todo o país foram libertados durante a manhã de hoje, ao abrigo das normas excecionais e de perdão de penas devido à pandemia de covid-19, informou o Conselho Superior da Magistratura (CSM).

13h35 - O antigo diretor da Polícia Nacional espanhola morreu devido à Covid-19. Juan Cotino foi também dirigente do Partido Popular e vice-presidente da Generalidade de Valência. Morreu aos 70 anos depois de ter sido internado nos cuidados Intensivos do hospital de Manises devido a uma infeção pela Covid-19.

Recorde o AO MINUTO anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório