Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Controlo de fronteiras alargado; Covid-19 fez 117.752 mortes

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Controlo de fronteiras alargado; Covid-19 fez 117.752 mortes
Notícias ao Minuto

21:00 - 13/04/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Em conferência de imprensa ao início da noite desta segunda-feira, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que os controlos de fronteira com Espanha, assim como a limitação a nove pontos de passagem exclusivos, vão manter-se por mais um mês, ou seja, até 15 de maio

De acordo com o último balanço divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal registou um aumento de 31 vítimas mortais e 349 casos de infeção pela Covid-19, nas últimas 24 horas. O aumento de número de casos representa uma subida de 2,1% - a mais baixa de todo o mês de abril.

Na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus, a ministra da Saúde anunciou a recomendação do uso social de máscaras em locais públicos fechados - uma informação igualmente veiculada pela Direção-Geral da Saúde na norma divulgada hoje

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Por hoje, terminamos por aqui. Continue a acompanhar a evolução da pandemia amanhã. 

23h47 - A oposição venezuelana denunciou hoje que mais de três mil venezuelanos que nas últimas duas semanas regressaram ao país estão amontoados e em condições de insalubridade no estado de Táchira, fronteiriço com a Colômbia.

23h47 - "Se sobreviver ao coronavírus, não sei se vou sobreviver à crise". Esta é a história de Álex Canal, de 40 anos, contada pelo El País. Este homem, a mulher e os dois filhos vivem em quarentena numa sala de dois metros de largura por quatro metros de comprimento.

23h40 - Em Itália, celebrou-se a Páscoa em confinamento devido à pandemia de Covid-19. O padre Giancarlo Ruggieri não quis ficar sozinho na celebração da missa tradicional e decidiu inovar, colocando fotos dos membros da congregação nos bancos. 

Notícias ao MinutoPadre Giancarlo Ruggieri© Reuters

23h36 - Contra todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e até da Arquidiocese de Braga, os idosos do Lar do Centro Social da Paróquia de Freiriz, uma IPSS de Vila Verde, distrito de Braga, beijaram a cruz esta Páscoa, numa cerimónia que contou com a presença de um padre e que até foi transmitida, em direto, no Facebook.

23h20 - Nova Iorque. Entre os 50 funcionários do Departamento de Educação de Nova Iorque que morreram em resultado da infeção por Covid-19 estão 21 professores, anunciou esta segunda-feira a tutela, enumerando ainda profissões como empregados das cantinas ou psicólogos, todos ao serviço do ensino público nova-iorquino.

23h13 - Estudo divulgado esta segunda-feira por um consórcio de investigadores de universidades brasileiras revela que estatísticas poderão não estar a refletir problema sanitário enfrentado pelo país. Brasil terá 12 vezes mais casos do que os oficialmente reportados.

23h10 - Se a quarentena estiver a causar-lhe letargia e tédio, tente animar um pouco as coisas com alguns jogos divertidos! Fique com algumas sugestões. 

23h09 - Cerca de 55 milhões de sul-africanos correm risco de infeção. "Não vamos conseguir escapar a esta epidemia. O cenário mais provável é que a África do Sul atrasou apenas a propagação da covid-19 e, assim que se levantar o 'lockdown', cerca de 55 milhões de pessoas encontram-se vulneráveis a este vírus", salientou o epidemiologista sul-africano.

23h01- Em Itália os dias não são fáceis. O país atravessa uma fase difícil da luta contra a pandemia de Covid-19. Na rede social Twitter, foi partilhada uma imagem em que se vê um agente da força de segurança a colocar uma máscara num idoso. 

22h55 - O Festival de Avignon, considerado o mais famoso evento teatral do mundo, que estava previsto para julho, no sul da França, foi cancelado devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje a organização.

22h53 - O Governo dos Açores informou hoje ter já recebido 1.195 candidaturas ao complemento regional ao 'lay-off' e à medida de antecipação de liquidez das empresas, criados para mitigar os efeitos económicos da covid-19.

22h48 - No Brasil, há agentes de saúde e fiscais de trânsito pelas ruas, de máscaras e com termómetros digitais na mão, para fazerem medições da temperatura em motoristas e passageiros, indica o Globo

22h32 - O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu hoje que a economia portuguesa poderá voltar à situação registada em 2019 dentro de dois anos, se a crise provocada pela covid-19 for contida no segundo trimestre.

22h20 - Estudo sobre eficácia da hidroxicloroquina divulgado na próxima semana. Trabalho conduzido pelas autoridades sanitárias de Nova Iorque será divulgado, permitindo perceber se este medicamente comummente usado para a malária tem efeitos positivos ou nocivos no combate à Covid-19.

22h19 - Não se esqueça de manter o distanciamento social, relembra a DGS

22h15 - Sabonete antibacteriano ou 'normal'? Qual é o mais eficaz? É tentador procurar aquele que parece ser o produto de limpeza mais forte, mas pense duas vezes.

22h07 - Os Açores vão passar a fazer análises ao novo coronavírus a todos os doentes oncológicos, antes de iniciarem tratamento, e a todos os utentes internados no hospital de Ponta Delgada, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

22h03 - Dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil confirmam 23.430 pessoas com teste positivo para a presença do novo coronavírus no organismo. Há 1.328 óbitos

21h48 - A Cruz Vermelha da Venezuela (CVV) vai distribuir 46 toneladas de material médico e de higiene, para combater a pandemia da covid-19 no país, que tem 181 casos confirmados de contágio e nove mortes associadas ao coronavírus.

21h42 - A pandemia do novo coronavírus já matou 117.752 pessoas e infetou quase 1,9 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 GMT de hoje, baseado em fontes oficiais dos países.

21h39 - Agradecer a quem luta contra a Covid-19? Agora há um site que o facilita. No 'Obrigado Profissionais' pode deixar a sua mensagem de agradecimento aos profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia.

21h38 - A mãe de Karl-Anthony Towns morreu esta segunda-feira depois de não resistir aos problemas de saúde inerentes à Covid-19. A morte da mãe do jogador dos Minnesota Timberwolves foi comunicada pelo próprio clube norte-americano.

21h26 - Mãe e filha estiveram um mês sem se verem devido à pandemia de Covid-19. A mãe trabalha numa unidade de saúde e a filha, de seis anos, ficou ao cuidado dos avós, por precaução. O momento do reencontro (emocionante) foi captado em vídeo: 

21h23 - A Ordem dos Farmacêuticos (OF) questionou a Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados (RNCCI) sobre a gestão racional dos medicamentos dos doentes e criticou a divisão entre profissionais de saúde perante a atual pandemia de covid-19.

21h13 - Repórter experimenta câmara térmica ao vivo e acusa febre. Lorenzo Díaz, jornalista da Telecinco, explicou que registo poderia dever-se ao facto de estar nervoso. Redes sociais explodiram após imagens terem sido passadas em direto.

21h13 - A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) pediram hoje ao Presidente da República que intervenha no sentido de ser encontrada uma solução para retirar dos lares os utentes com covid-19.

21h10 - O número de utentes que morreram devido ao novo coronavírus no Lar Dra. Leonor Beleza, em Santo Tirso, subiu hoje de três para quatro, disse à Lusa a porta-voz da Santa Casa da Misericórdia local, Sara Almeida e Sousa.

21h00 - Angola não regista novos casos de infeção por covid-19 há cinco dias, anunciou o secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, referindo que não foram recebidas denúncias de violação de quarentena nas últimas 24 horas.

20h56- O Ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo faz análise económica, em entrevista ao Jornal das 8 da TVI, sobre a situação vivida por Portugal e pela Europa"Estamos a agir perante a crise como quem joga sem ter lido as regras", revelou Centeno.

20h52 - A Casa Branca pediu hoje ajuda aos governadores estaduais na obtenção de máquinas de laboratório tecnologicamente avançadas para acelerar o processo de testes de despiste do novo coronavirus.

20h49 - As pessoas que optarem pelo tratamento à doença covid-19 nos hospitais da rede CUF terão de assumir as despesas, a partir de quarta-feira, uma vez que estes custos "não têm comparticipação" do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

20h47 - O Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nos Açores, tem "cerca de 200 profissionais de saúde em quarentena" e já foi forçado a encerrar um serviço de medicina, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

20h45 - O Presidente da República promulgou hoje diplomas do Governo que estabelecem medidas para a conclusão deste ano escolar e para a proteção do emprego no atual contexto de pandemia de covid-19.

20h36 - O Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da Madeira revelou hoje a inexistência de casos positivos de infeções por covid-19, mantendo-se os 51 registados no domingo, dos quais 49 ativos já que dois estão recuperados.

20h28 - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyi, prometeu uma recompensa de um milhão de dólares (914 mil de euros) aos cientistas do país que consigam desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, indicou hoje a sua porta-voz.

20h25 - Os alunos do ensino básico na Madeira vão retomar as aulas através da RTP/Memória em 20 de abril, no quadro de decisão nacional, enquanto os conteúdos do secundário serão veiculados através da RTP/Madeira, indicou hoje o executivo regional.

20h20 - A surpreendente forma de contar casos de recuperação da infeção por Covid-19, no Chile impressiona, até fora de fronteiras: os mortos são incluídos no número de pessoas recuperadas.

20h17 - O presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos revelou hoje que o "Hospital de Campanha Porto", que começa a funcionar na terça-feira, vai permitir transferir cerca de 20% dos doentes internados nos dois hospitais da cidade.

20h06 - Os Açores detetaram um caso positivo de covid-19 num sem-abrigo, na ilha de São Miguel, e ainda estão a identificar os contactos próximos para detetaram a origem da infeção, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

20h02 - "Distanciamento social vai manter-se até termos uma vacina". Esta segunda-feira, Simon Harris, ministro da saúde da Irlanda, citado pelo New York Times, no seu balanço, deixou antever, contudo, que o regresso à normalidade será... diferente.

19h59 - Numa altura em que alguns países europeus aliviaram ou se preparam para aliviar medidas restritivas devido à pandemia da covid-19, eis o que importa saber (e o que não se sabe) sobre a imunidade ao coronavírus SARS-CoV-2. Clique aqui

19h57 - O Partido Socialista (PS) quer ouvir a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, no parlamento para perceber como é que os bancos estão a apresentar às empresas as linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo.

19h41 - Em conferência de imprensa ao início da noite desta segunda-feira, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que os controlos de fronteira com Espanha, assim como a limitação a nove pontos de passagem exclusivos, vão manter-se por mais um mês, ou seja, até 15 de maio

Recorde o AO MINUTO anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório