Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Lar de Vila Verde deu cruz a beijar a idosos porque não há infetados

IPSS justifica a situação por não ter nenhum profissional ou utente infetado.

Lar de Vila Verde deu cruz a beijar a idosos porque não há infetados
Notícias ao Minuto

23:36 - 13/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Contra todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e até da Arquidiocese de Braga, os idosos do Lar do Centro Social da Paróquia de Freiriz, uma IPSS de Vila Verde, distrito de Braga, beijaram a cruz esta Páscoa, numa cerimónia que contou com a presença de um padre e que até foi transmitida, em direto, nas redes sociais.

O vídeo do momento que, entretanto, já foi apagado da página de Facebook da instituição, foi partilhado por centenas de internautas que se mostraram revoltados com a situação.

Nas imagens vê-se o padre da freguesia de Vila Verde, que é também presidente do centro social, a presidir à cerimónia no lar, cujas visitas estão proibidas há mais de um mês. Posteriormente, as funcionárias levam a cruz a cada um dos idosos para que estes a possam beijar. Apenas um não o fez.

Já de acordo com a SIC, a IPSS garantiu que está a cumprir todas as recomendações da autoridade de saúde e justifica a cerimónia com o facto de as funcionárias, que estão em quarentena e não saem da instituição desde o dia 24 de março, terem testado negativo para a Covid-19. Já os utentes, afirmou a direção do centro social, não efetuaram análises porque nenhum apresentou sintomas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório