Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil terá 12 vezes mais casos do que os oficialmente reportados

Estudo divulgado esta segunda-feira por um consórcio de investigadores de universidades brasileiras revela que estatísticas poderão não estar a refletir problema sanitário enfrentado pelo país.

Brasil terá 12 vezes mais casos do que os oficialmente reportados
Notícias ao Minuto

23:13 - 13/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um estudo divulgado esta segunda-feira, cuja publicação mereceu destaque da Reuters, dá conta de que o número de casos do novo coronavírus no Brasil poderá ser até 12 vezes superior ao oficialmente divulgado pelo governo.

A investigação foi realizada por um consórcio de investigadores pertencentes a universidades brasileiras, tendo sido examinados os rácios de mortes até ao dia 10 de abril, dos casos de pacientes recuperados e dos que ainda estão infetados

Estes dados foram comparados face aos dados publicados pela Organização Mundial de Saúde, fazendo-se uma extrapolação entre os dados 'oficiais' para a realidade demográfica do país, face ao registo que existe para o mundo inteiro.

Segundo esta investigação, apenas 8% dos casos estarão, neste momento, contabilizados, sendo que, neste momento, as normas do governo presidido por Jair Bolsonaro são para que os testes sejam realizados a pacientes com condições severas de Covid-19, deixando para segundo plano o despiste de casos suspeitos ou com sintomas menos agudos.

"O alto número de casos não confirmados pode dar a falsa impressão do controlo da doença e, consequentemente, do abandono das medidas de contenção", explicam os investigadores.

Os investigadores estimam que o número de casos, até 20 de abril, suba, num cenário otimista, até aos 25 mil, sendo que no cenário mais negro este número pode ultrapassar os 60 mil casos confirmados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório