Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Portugal com 535 mortes. Três vacinas testadas em humanos

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com 535 mortes. Três vacinas testadas em humanos
Notícias ao Minuto

07:58 - 13/04/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Com o número de casos da Covid-19 a aumentar, as medidas de distanciamento social impõe-se mais do que nunca. Em Portugal, de acordo com o último balanço divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), já foram registados 16.934  infetados e 535 vítimas mortais

A PSP e a GNR cumprem hoje o quinto e último dia da operação 'Páscoa em Casa', montada para fiscalizar o respeito pelas regras do Estado de Emergência e as limitações de circulação impostas neste período.

Desde o início da renovação do Estado de Emergência, já foram detidas 117 pessoas e encerrados 311 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Também esta segunda-feira entra em funcionamento em Ovar, no distrito de Aveiro, um hospital de campanha para doentes com Covid-19. O concelho foi particularmente afetado pela pandemia, tendo o Governo decretado estado de calamidade pública em 17 de março.

No Mundo, são já mais de 114 mil os óbitos registados, de acordo com o mapa interativo da Universidade Johns Hopkins. Itália conta com 19.899 mortes devido ao novo vírus, desde o início do surto, mas teve ontem boas notícias ao registar o menor aumento diário de mortes em quase um mês. Já o Reino Unido ultrapassou ontem a barreira dos 10 mil óbitos

Os EUA são o país mais atingido pela pandemia de Covid-19, com mais de 555 mil casos confirmados e 22.020 vítimas mortais. 

Continue a acompanhar aqui todas as atualizações sobre a evolução da Covid-19

14h18 - A polícia sérvia deteve o responsável de um lar de idosos na cidade de Nis, sul do país, após 139 pessoas terem sido infetadas pelo novo coronavírus na instituição.

14h03 - Foram libertados mais 100 reclusos esta manhã. "Só durante a manhã de hoje e até às 12h00 beneficiaram de decisão judicial de libertação um total de 100 reclusos em todo o país, dividindo-se por 34 em Lisboa, 25 no Porto, 22 em Évora e 19 em Coimbra", informa o Conselho Superior da Magistratura (CSM). Com a libertação destes 100 sobe para 389 o número total de reclusos já libertados pelos Tribunais de Execução de Penas (TEP) desde a entrada em vigor da lei que consagra a aplicação de normas excecionais (lei 9/2020).

13h58 - Grandes museus europeus com perdas entre 75 e 80% das receitas. 

13h50 - Um grupo de amigos do Porto lançou uma plataforma, intitulada 'Posso.pt', que, através da "desconstrução" de informações oficiais, responde às dúvidas da população que não fazem "manchete nos jornais", de forma mais "simples e acessível".

Notícias ao Minuto© Posso.pt

13h40 - Já em fase mais adiantada no que toca à luta contra o novo coronavírus, a China anunciou, esta segunda-feira, que vão ser retomadas as aulas presenciais em Pequim. As escolas secundárias na capital chinesa vão reabrir em 27 de abril, após mais de três meses fechadas devido ao surto da Covid-19.

13h31 - Juan Cotino, antigo diretor da Polícia Nacional espanhola, morreu devido à Covid-19. Cotino, que também foi também dirigente do Partido Popular e vice-presidente da Generalidade de Valência, morreu aos 70 anos depois de ter sido internado nos cuidados Intensivos do hospital de Manises.

13h21 - Numa altura em que milhares de enfermeiro e médicos lutam em todo o mundo contra a pandemia do novo coronavírus, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vestiu-se de médico para homenagear os profissionais de saúde, numa projeção que contou também com a palavra "obrigado" em diversas línguas.

13h11 - Marta Temido revelou ainda que o plano de entregas semanais "prevê que esta semana sejam recebidas encomendas externas e encomendas internas", nomeadamente 19 milhões cirúrgicas e 1 milhão de FFP2, para além de luvas, viseiras, além de batas, fatos de proteção e toucas recebidos da indústria nacional. Os ventiladores já adquiridos deverão ser distribuídos no decorrer desta semana.

12h57 - A ministra da Saúde indicou hoje que o uso de máscaras comunitárias pela população em geral pode ser considerada em espaços fechados ou com um elevado número de pessoas (como supermercados e farmácias). "O uso de máscaras na comunidade constituí uma medida adicional, a executar juntamente com as anteriormente indicadas (lavar as mãos, distanciamento social, entre outros)", reiterou.

Marta Temido salienta no entanto, que esta norma não se aplica ao presente, uma vez que o País se encontra em Estado de Emergência e está decretada a medida de isolamento social.

12h47- Na conferência de imprensa diária sobre a evolução da Covid-19, a ministra da Saúde referiu que 21 dos 31 óbitos, eram pessoas com mais de 80 anos. Marta Temido revelou ainda que do dia 1 de abril ao dia 12 foram realizados mais testes do que em todo o mês de março.

Acompanhe aqui a conferência de imprensa em direto

12h42 - O número de casos confirmados em África está perto dos 15.000, de acordo com as últimas estatísticas divulgadas pelo Centro de Controlo de Infeções africano.

12h40 - O sindicato que representa as chefias dos guardas prisionais lamentou hoje a inexistência de "qualquer tipo de reconhecimento" a estes profissionais do papel que desempenham durante a pandemia de Covid-19, indicando que até à data "não existe registo de incidentes significativos" nas prisões.

12h30 - Portugal registou nas últimas 24 horas mais 31 mortes devido à Covid-19 e mais 349 casos de infeção. O número total de casos confirmados encontra-se nos 16.934 e o número de óbitos em 535. O número de casos recuperados mantém o mesmo de ontem, 277. O aumento de número de casos, divulgado hoje, representa uma subida de 2,1% - a mais baixa de todo o mês de abril.

Confira aqui o Boletim Epidemiológico de hoje

12h25 - Centenas de cadáveres estão em casa devido à falta de espaço nas morgues e nos serviços hospitalares da cidade de Guayaquil, capital económica do Equador, que se tornou o símbolo do caos causado pela pandemia da covid-19.

12h23 - Foram detidas mais de 4.300 pessoas em Marrocos, durante o fim de semana, por incumprimento das medidas de propagação do novo coronavírus, reporta a AFP.

12h20 - Perante dezenas de moradores, que assistiam das suas janelas ou varandas, a polícia de Saragoça, em Espanha, prestou uma homenagem emocionante aos que sucumbiram à Covid-19. Os agentes de polícia pediram um minuto por todos aqueles que já não estão presentes e não podem ir às suas janelas.

12h17 - A Associação Precários Inflexíveis lamentou hoje que o Governo continue por definir totalmente as regras do apoio extraordinário para recibos verdes por redução da atividade na sequência da pandemia de Covid-19 a dois dias de terminar prazo para pedido. 

12h11 - A cidade chinesa de Harbin, capital da província de Heilongjiang, que faz fronteira com a Rússia, vai impor a partir de hoje um período de quarentena de 28 dias para quem chega do exterior.

12h09 - Perante a situação complicada que o País vive atualmenteos efeitos da crise económica começam já a fazer-se sentir junto de algumas famílias. Por isso, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) tem registado "muitos pedidos de informação" por parte dos cidadãos, principalmente sobre os empréstimos e moratórias. 

12h05 - Os operadores grossistas dos mercados abastecedores das regiões de Lisboa, Braga, Évora e Faro estão a vender produtos diretamente aos consumidores finais, através de uma plataforma 'online', diversificando os negócios afetados pelo surto da covid-19.

12h02 - A pandemia do novo coronavírus obrigou a Índia a colocar o país sob uma inédita quarentena obrigatória, medida que teve uma implicação positiva na poluição que recuou para níveis históricos. São vários os cidadãos da província de Punjab, na Índia, que pela primeira vez na vida conseguem a ver os picos da cordilheira dos Himalaias

11h59 - Numa conferência de imprensa que reuniu o comité de combate à Covid-19 espanhol, María Pilar Allué, comissária da Polícia Nacional, referiu que o regresso ao trabalho não significa "um relaxamento das medidas". Após salientar que o Estado de Alarme continua em vigor, a oficial explica que ontem foram aplicadas "mais de 4.000 sanções e executadas 89 detenções"

11h54 - A Google e a Apple anunciaram recentemente uma proposta conjunta para ajudar a combater a Covid-19, estabelecendo mecanismos nos sistemas Android e iOS que ajudassem a prevenir cadeias de contágio.

11h42 - As autoridades de saúde da Bélgica revelaram que nas últimas 24 horas foram registados 303 óbitos e 942 casos de infeção. Ao todo, 3.903 pessoas já morreram e 30.589 foram infetadas pela Covid-19 no país.

11h37 - O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu hoje para 788 com mais de 14 mil casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

11h34 - Uso de máscaras, sim ou não? O debate tem criado alguma polémica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) nunca recomendou o uso generalizado e, por cá, as autoridades de saúde têm defendido que a utilização de máscaras pode causar uma "falsa sensação de segurança". Contrariando estes argumentos, nasceu o movimento #MáscaraParaTodos

11h28 - Um Sindicato de enfermeiros no Reino Unido disse que estes profissionais se podem recusar a tratar doentes infetados pela Covid-19 no caso de não terem o equipamento de proteção pessoal indicado. Esta instituição salienta que esta deve ser uma medida adoptada, apenas, "em último caso" e que quem tomar esta decisão deve estar em "condições de justificar a sua atitude".

11h23 - As autoridades de saúde da Malásia reportaram hoje 134 novos casos de Covid-19, elevando o número total para 4.817. Foi registado também um novo óbito, sendo o número total de vítimas mortais 77.

11h20 - Uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, está atualmente a desevolver uma aplicação com o intuito de diagnosticar precocemente o novo coronavírusCOVID-19 Sounds App recolhe basicamente a informação demográfica e médica dos seus utilizadores, além de amostras de voz, respiração e de tosse através do microfone do smartphone.

11h18 - De acordo com o jornal L´Équipe, Drogba 'ofereceu' o hospital situado no centro da capital da Costa do Marfim, uma unidade de saúde que tem o nome de Laurent-Pokou, para centro de testes à Covid-19.

11h15 - Segundo uma informação da agência Bloomberg, que cita fontes da Organização Mundial da Saúde (OMS), três das 70 vacinas que estão a ser desenvolvidas contra o novo coronavírus já estão a ser testadas em humanos.

11h10 - A Direção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho (DGERT) vai começar a enviar à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) os despedimentos coletivos que lhe são comunicados, nos termos do Código do Trabalho. Este será mais um instrumento para que a ACT detete despedimentos coletivos ilegais, reforçando os seus poderes.

10h56 - Num contexto atual de Emergência Global de Saúde, os doentes hemato-oncológicos têm um novo desafio a enfrentar: viver com uma doença oncológica durante a pandemia do COVID-19. E é por isso mesmo que a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas promove Webinar: 'Medidas de precaução para doentes com patologias hemato-oncológicas'.

10h50 - O número de mortes no Irão subiu para 4.585, o que significa um aumento de 111 óbitos nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde hoje. O número total de infetados subiu para 73.303, naquele que é o país do Médio Oriente mais afetado pela pandemia.

10h35 - Espanha registou 517 novas mortes nas últimas 24 horas, uma diminuição no número de mortes diárias, relativamente a este domingo. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde espanhol, a Covid-19 já fez um total de 17.489 óbitos e já mais de 169 mil infetados. A comunidade de Madrid continua a ser a região mais afetada, com  47.146 casos de infeção.

10h33 - A mara de Belmonte vai manter o fornecimento de refeições escolares gratuitas aos alunos do concelho abrangidos pelos escalões A e B para ajudar a minimizar as dificuldades originadas pela covid-19, anunciou aquela autarquia do distrito de Castelo Branco.

10h29 - Em declarações à Antena 3, o líder do Partido Popular, Pablo Casado, lamenta que Espanha se encontre "em plena guerra" contra a Covid-19 e critica o facto de o primeiro-ministro espanhol se mostrar indisponível, uma vez que não lhe atende o telemóvel há dez dias.

10h23 - Elementos da Polícia de Segurança Pública e população algarvia aplaudiram, na noite deste domingo, os profissionais de saúde que estão na frente da batalha contra a Covid-19, no Hospital de Faro. "Estamos juntos e solidários", garante a força de segurança. 

10h19 - O governo argentino começou a contabilizar os infetados por coronavírus nas Ilhas Malvinas dentro das suas estatísticas, como habitantes contagiados em território argentino ilegalmente ocupado pelo Reino Unido, segundo o Ministério da Saúde.

10h15 - A Escola Portuguesa de Díli (EPD) vai recorrer ao ensino não-presencial para todos os anos letivos, do pré-escolar ao 12.º em resposta às restrições em vigor devido à covid-19, disse o responsável do centro educativo.

10h10 - No âmbito das medidas de combate à Covid-19, o Governo disponibilizou dois apoios para os trabalhadores independentes: o primeiro no caso de existir uma quebra de pelo menos 40% da atividade e o segundo no caso de ter ficado em casa com os filhos por causa do encerramento das escolas. Mas quanto ganham os recibos verdes com os apoios do Governo? Há um simulador que pode consultar.

10h02 - Após um pedido do presidente norte-americano, Donald Trump, a Coreia do Sul vai fazer o seu primeiro envio de testes à Covid-19 para aquele país esta semana, reporta a agência de notícias Yonhap.

09h54 - Profissionais de saúde, empresários e gestores apelam ao regresso controlado do funcionamento da economia e propõem uma série de medidas como o uso generalizado de máscaras e das novas tecnologias para controlar uma nova vaga de infeções por covid-19.

09h52 - O Papa Francisco pediu hoje aos cientistas e governantes que estão a preparar "o caminho de saída" para a crise da pandemia de coronavírus que pensem nas pessoas e não no dinheiro.

09h50 - Uma associação de voluntários e uma empresa tecnológica portuguesa juntaram-se para desenvolver uma plataforma de triagem da covid-19, sob supervisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), para testar gratuitamente a população dos países lusófonos.

09h48 - O governo japonês disse esta segunda-feira, numa conferência de imprensa, não ver razão para expandir o Estado de Emergência - declarado em Tóquio e outras seis cidades - a outras zonas do país. "Não há evidências que sugiram que o Estado de Emergência deva ser alargado a Hokkaido ou outras regiões", disse o porta-voz do governo.

09h45 - De acordo com o mapa interativo da Universidade Johns Hopkins, a Covid-19 já fez mais de 1,8 milhões de infetados no mundo, desde que a pandemia teve início.

09h40 - A Polícia Municipal de Madrid prestou este domingo uma homenagem ao Hospital Gregorio Marañón e aos seus funcionários, com uma atuação da banda de música do corpo de polícia madrileno e aplausos para quem está na linha da frente do combate à pandemia do novo coronavírus.

09h37 - Precisa de pedir acesso ao lay-off mas não sabe como o fazer? A Segurança Social divulgou um conjunto de instruções para auxiliar as entidades empregadoras que pretendem ter acesso a este instrumento de apoio. Conheça aqui todos os passos que deve seguir

09h31 - As Filipinas reportaram esta segunda-feira 18 novas mortes e 284 casos de infeção pela Covid-19, anunciou o ministério da Saúde. Num boletim oficial, citado pelos meios internacionais, o país divulgou que no total a Covid-19 já fez 315 óbitos e 4.932 casos de infeção.

09h27 - Depois da implantação do plano de apoio às entidades sanitárias, a Renault Portugal concretizou mais uma iniciativa de ajuda à luta contra a pandemia de Covid-19: para apoio logístico, oito viaturas de empréstimo foram entregues ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), bem como foram oferecidos 10.000 kits de proteção para equipar as viaturas que compõem a frota do organismo do Estado.

09h21 - A presidente Martha Gens não se mostrou surpreendida com o resultado de um inquérito da Universidade de Setton Hall, que indica que 72% dos adeptos norte-americanos não pretendem voltar a um estádio enquanto não estiverem vacinados contra a covid-19, e assumiu, em declarações à Lusa, que essa é também a sensibilidade dos apoiantes lusos.

09h17 - pandemia de Covid-19 levou a um aumento de utilização das plataformas digitais, incluindo-se redes sociais e apps de mensagens. Porém, tanto tempo passado online pode não ser benéfico para os utilizadores e, coincidentemente, o Facebook lançou uma funcionalidade para ser mais fácil de controlar.

09h13 - A Rússia atingiu esta segunda-feira um aumento diário recorde de casos de infeção. De acordo com as autoridades oficiais, o país reportou 2.558 novos casos de Covid-19 e 18 novos óbitos nas últimas 24 horas. Até ao momento, o novo coronavírus já fez um total de 148 vítimas mortais e 18.328 casos de infeção na Rússia.

09h08 - Apesar dos pedidos de isolamento durante esta época Pascal, foram várias as pessoas que cederam e se juntaram. Um grupo de amigos britânicos decidiu organizar uma festa na Páscoa, numa altura em que em todo o mundo se pede para que as pessoas se mantenham em isolamento social.

08h59 - As autoridades de Moscovo estão a criar um sistema digital que permite o controlo de circulação de cada cidadão, de forma a conter a propagação do novo coronavírus. O sistema estará 100% operacional a partir de quarta-feira, e poderá ser utilizado para restringir a movimentação da população mesmo dentro das suas próprias localidades, anunciaram as autoridades, de acordo com a AFP.

08h53 - Governos estão a "construir a arquitetura da opressão". A afirmação é de Edward Snowden, ex-analista da NSA dos EUAque afirma que esta pandemia não era tão imprevisível como se quer fazer parecer, indicando que “não há nada mais previsível do que uma crise de saúde pública num mundo em que vivemos uns em cima dos outros em cidades populosas e poluídas“.

08h49 - Sete polícias foram agredidos este domingo enquanto aplicavam as medidas de contenção devido ao novo coronavírus, no norte do estado de Punjab, na Índia. Um dos oficiais de justiça viu a mão ser cortada, avança a CNN, que cita uma fonte oficial do governo.

08h43 - Os internautas japoneses estão indignados com o seu primeiro-ministro depois de este ter partilhado um vídeo no Twitter onde surge a relaxar, enquanto muitos tentam manter a economia do país e os seus postos de trabalho trabalhando a partir de casa.

08h39 - Um grupo de fiéis quebrou as mais elementares regras de proteção para evitar o contágio pelo novo coronavírus e beijou a cruz neste domingo de Páscoa. O episódio terá acontecido na freguesia de Martim, em Barcelos.

08h34 - De acordo com um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade de Kiel, na Alemanha, e divulgado pela BBC News, são três os grandes percursos traçados pelo Sars-coV-2 até infetar cerca de 1,5 milhão de pessoas.

08h28 - Singapura prepara-se para alojar centenas de trabalhadores estrangeiros em embarcações, normalmente usadas para o 'staff' da marinha, enquanto procura alternativas para os dormitórios, onde o novo coronavírus se tem vindo a espalhar a uma grande velocidade.

"Cada instalação consegue alojar umas centenas de pessoas e consegue ser organizado de forma a providenciar a devida distância de segurança", referiu o ministro de Transportes, Khaw Boon Wan, no Facebook.

08h21 - Alípio Matos, histórico treinador de futsal, já está recuperado depois de ter estado internado durante duas semanas por estar infetado com o novo coronavírus. O técnico de 62 anos garante ter tido sorte no meio de azar e descreve a sensação de estar internado sem receber visitas e com a morte sempre no pensamento. 

08h19 - A partir de hoje vai poder fazer o registo de nascimento através da internet. 'Nascer Cidadão'. É este o nome  do serviço que passa a estar disponível online no portal Justiça.gov.pt e que permite aos pais registar o nascimento dos seus filhos sem terem de sair de casa. 

08h17 - Esta segunda-feira marca o regresso parcial ao trabalho de milhares de cidadãos em Espanha a serviços considerados não essenciais. Isto não significa o fim do isolamento, uma vez que o confinamento continuará por pelo menos mais duas semanas. O regresso será feito em segurança e para tal, as autoridades espanholas distribuem máscaras nas ruas.

08h10 - A Associação Académica de Lisboa (AAL) propôs, no domingo, a suspensão da cobrança de propinas enquanto durar a atual crise pandémica, para serem depois pagas sem juros.

07h50 - Apesar de as luvas terem potencialmente um efeito protetor, os especialistas estão a alertar que se forem usadas incorretamente o acessório pode afinal colocar a pessoa em risco de ficar infetado com o novo coronavírus ou Sars-coV-2. 

Notícias ao Minuto© CDC

07h11 -  A pandemia do novo coronavírus fez mais 126 óbitos nas últimas 24 horas e 2.537 casos de infeção na Alemanha, nas últimas 24 horas, segundo os últimos dados divulgados pelo departamento de doenças infecciosas do Instituto Robert Koch (RKI). É o quarto dia que o país apresenta uma descida nos números.

07h08 - Os Estados Unidos registaram mais 1.514 mortos nas últimas 24 horas, elevando para 22.020 o número total de mortos devido à covid-19, de acordo com um relatório divulgado hoje pela Universidade Johns Hopkins. Foi o segundo dia consecutivo de descida do número de óbitos.

07h00 - "Poderíamos dizer que são apenas pessoas irresponsáveis. No entanto, este comportamento do ponto de vista psicológico é muito mais do que isso", alerta a psicóloga Vera de Melo, num artigo de opinião que partilhou com o Lifestyle ao Minuto, acerca de quem decide ignorar o Estado de Emergência decretado devido à pandemia da Covid-19.

06h38 - A Coreia do Sul registou 25 novos casos da covid-19 e mais três mortos, elevando o número total de infetados para 10.537 e de vítimas mortais para 217, foi hoje anunciado.

06h19 - Jimmy P, Freddie Locks e Estraca são alguns dos nomes que vão atuar na Queima das Fitas de Lisboa, que este ano decorrerá em formato digital por causa da pandemia da covid-19, revelou a Associação Académica de Lisboa.

06h04 - A China registou 108 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo dez de contágio local, o número mais alto desde 28 de março, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório