Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

Preocupação com a crise? DECO tem recebido "muitos pedidos de informação"

Perante a situação atual causada pela Covid-19, a DECO tem contabilizado muitos pedidos de informação sobre a diminuição de rendimentos e sobre as moratórias.

Preocupação com a crise? DECO tem recebido "muitos pedidos de informação"

O país vive, atualmente, uma situação complicada e os efeitos da crise económica começam já a fazer-se sentir junto de algumas famílias. Por isso, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) tem registado "muitos pedidos de informação" por parte dos cidadãos, principalmente sobre os empréstimos e moratórias. 

"A DECO tem recebido muitos pedidos de informação de consumidores/famílias preocupadas, por um lado, com a diminuição dos seus rendimentos e, por outro, com o pagamento dos seus encargos com prestações de crédito. Temos prestado muitas informações sobre a moratória legal no crédito à  habitação, nomeadamente no que concerne aos requisitos para o acesso", referiu Natália Nunes, da DECO, em resposta escrita às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto.

Alguns dos pedidos que chegam à DECO são, por exemplo: "tenho dúvidas se posso requerer ao banco a moratória referente ao crédito habitação, visto ter dívidas às finanças, contraídas durante o ano de 2019" ou "se no dia 18 de março estiver há mais de 90 dias em incumprimento, se regularizar esta situação de incumprimento, poderei a seguir pedir a moratória?". 

Natália Nunes sublinha que a "maior parte dos pedidos de informação das famílias estão relacionados com todas os seu encargos com crédito", eis alguns dos pedidos que chegam à DECO: "Tenho quatro empréstimos a decorrer. Mas com a impossibilidade de trabalhar deixei de ter rendimentos. Sou trabalhadora independente e fui forçada a fechar a atividade temporariamente. Como devo fazer para não entrar em incumprimento, mas sim pedir um adiantamento para voltar a pagar as prestações?". 

Estes são alguns dos exemplos dos pedidos de ajuda que a DECO tem recebido, os quais a associação ainda não conseguiu contabilizar, mas revelam já aquelas que são as preocupações dos portugueses na situação atual que o país vive. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório