Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: 18 detidos desde ontem por cá. Mais casos e mortes no Brasil

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 18 detidos desde ontem por cá. Mais casos e mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

17:02 - 12/04/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Este domingo de Páscoa tem certamente um sabor diferente, uma vez que a pandemia do novo coronavírus obriga a um distanciamento social, impedindo assim a reunião a que muitas famílias estão habituadas. 

O último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS), indica que Portugal regista 16.585 infetados pela Covid-19 (mais 598 em relação a ontem, num aumento de 3,74%) e 504 vítimas mortais (mais 34, numa variação de 7,23%). 

Na conferência de imprensa diária, a ministra da Saúde, Marta Temido salientou que "nada nos próximos tempos, se é que alguma vez, voltará a ser como antes", reiterando a confiança de que os portugueses têm "resiliência e capacidade para" lidar com isso.

Também no mundo, os números continuam a subir, sendo que há registo de mais de 110 mil mortes, de acordo com o mapa interativo da Universidade Johns Hopkins. 

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

23h41 - Militares de vários navios uniram-se num vídeo para aplaudir, não só os que estão na linha da frente no combate à Covid-19, mas também os portugueses que ficaram em casa na Páscoa. Fique com o momento.

23h39 - A coreógrafa e bailarina Olga Roriz disse hoje que os artistas "têm de aprender a reconstruir-se de forma criativa e positiva" para enfrentar a atual crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, que teve um forte impacto no setor da cultura.

23h28 - Quem é Luís Pitarma, o enfermeiro que cuidou de Boris Johnson? O português, natural de Aveiro, estudou na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e emigrou para o Reino Unido em 2014. Conheça melhor aquele que é um dos nomes mais badalados do momento.

Fique com a mensagem do primeiro-ministro do Reino Unido. A menção ao português Luís Pitarma surge a partir do minuto 3:25:

23h22 - Dois utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia em Arneirós, em Lamego, estão infetados com a doença Covid-19, mas com situação clínica estável. Os dois idosos estão em isolamento, separados dos restantes utentes, "com o objetivo de evitar a disseminação da infeção".

23h10 - Os craques da seleção nacional são as estrelas do mais recente vídeo da Federação Portuguesa de Futebol, que quis divulgar uma mensagem de esperança na luta contra a pandemia mundial de Covid-19. Cristiano Ronaldo, João Félix, Bernardo Silva, Bruno Fernandes são alguns dos muitos jogadores que participam nesta campanha.

22h58 - O Exército português transportou hoje para a Reserva Estratégica de Medicamentos do Ministério da Saúde 15 toneladas de equipamentos de proteção individual, oriundos da China, destinados ao combate à pandemia de Covid-19.

22h57 - Os Bombeiros Voluntários de Cête, freguesia da área metropolitana do Porto, surpreenderam, na noite de sábado, Mafalda, uma menina de apenas nove anos que está a cumprir quarentena em casa, por estar infetada com Covid-19. O resultado é um vídeo imperdível.

22h47 - O presidente da Associação Nacional dos Autarcas Socialistas afirma que é importante que todos os autarcas tenham conhecimento dos dados sobre a Covid-19 e realça que nunca teve dificuldade no acesso à informação.

22h36 - O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, recusou hoje a demissão do ministro do Interior, que quis assumir a responsabilidade pelo anúncio repentino de confinamento obrigatório, durante dois dias, para mitigar a propagação da pandemia.

22h26 - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, o dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rei saudita Salman bin Abdulaziz, manifestaram hoje apoio ao acordo dos produtores de petróleo de reduzir a produção em 9,7 milhões de barris por dia, após a crise na procura provocada pelo surto do novo coronav´írus.

22h24 - Os Estados Unidos são, neste momento, o país mais afetado pela pandemia. No entanto, as más notícias não se ficam por aqui. Uma série de tornados estão prestes a chegar ao território norte-americano e colocarão em risco a vida de 4.5 milhões de pessoas.

21h38 - Se é fã de cinema, esta notícia é para si. A Cinemateca Portuguesa anunciou hoje que vai reforçar a programação 'online', com filmes portugueses, conteúdos para os mais novos e ensaios sobre cinema, numa altura de "silêncio das salas" de cinema, encerradas por causa da Covid-19.

21h33 - O Sindicato Independente dos Médicos apoia "o uso, por toda a população, de máscaras de proteção individual nos espaços públicos" para proteção face à pandemia de Covid-19: "O uso de uma máscara cirúrgica, bem colocada e manuseada, protege aqueles que nos rodeiam. E se todos o fizermos sempre que circulamos em público, todos estaremos mais protegidos".

21h26 - A pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2 matou pelo menos 112.510 pessoas em todo o mundo e infetou mais de 1.800.000, de acordo com um balanço divulgado pela France-Presse, num total de 193 países e territórios

21h10 - O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Dias Ferreira, recebeu, este domingo, alta hospitalar após ter sido internado ao testar positivo por Covid-19. O advogado estava internado num hospital privado desde o passado dia 3 de abril.

21h09 - O número de novas mortes e casos confirmados de infeção por Covid-19 voltou a aumentar no Brasil. Segundo os mais recentes dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a pandemia já matou 1.223 pessoas e infetou 22.169.

20h56 - As autoridades britânicas estão a procura dos autores de um roubo de material de proteção contra a Covid-19 de um serviço de saúde, avança o The Guardian. O furto ocorreu na clínica médica Care Homes, em Salford, que cuida de pacientes que residem em lares de idosos.

20h48 - O primeiro-ministro aproveitou o fim de semana da Páscoa para fazer compras num mercado em Lisboa e o momento não passou despercebido. Nas redes sociais, foram vários os internautas que partilharam vídeos de António Costa a abastecer-se de alimentos.

20h43 - Estudantes e docentes do curso de licenciatura em Mecatrónica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estão a produzir viseiras de proteção contra a covid-19 para oferecer a diversas instituições da região do Alto Minho, foi hoje anunciado.

20h40 - Mais de 200 funcionários de um hotel da ilha cabo-verdiana da Boa Vista deixaram hoje a quarentena no local, onde foi identificado um caso de covid-19, aguardando em casa os resultados dos testes a que foram submetidos.

20h35 - O Estabelecimento Prisional do Funchal já libertou e transportou às suas residências 18 reclusos, ao abrigo da lei de flexibilização da execução das penas e do perdão, no âmbito da pandemia de covid-19, indicou hoje o diretor da instituição.

20h32 - As autoridades francesas apanharam uma igreja em Paris a celebrar uma tradicional missa de Páscoa, com dezenas de fiéis, infringindo assim as regras impostas para o combate ao novo coronavírus, avança a AFP.

20h26 - Nesta fase em que o mundo luta contra a pandemia da Covid-19Rihanna decidiu colocar de lado o seu trabalho no mundo da música. Constantemente questionada sobre a data do lançamento do novo álbum, a cantora mostrou-se chateada, acabando por mandar um dica a Donald Trump.

"Parem de fazer perguntas sobre o álbum enquanto eu estou a tentar salvar o mundo, ao contrário do nosso presidente”, afirmou Rihanna

20h18 - Um pastor anglicano tem percorrido de bicicleta as ruas de Londres para, através das orações e canções, ajudar os cristãos a ultrapassar o período de isolamento, devido à pandemia provocada pela covid-19.

20h13 - Apesar de estar praticamente sozinho, a voz de Andrea Bocelli ultrapassou fronteiras e tocou corações um pouco por todo o mundo, durante um concerto a solo, neste domingo de Páscoa. Veja aqui as imagens.

20h09 - O ministro do interior turco, Suleyman Soylu, anunciou este domingo a sua demissão do cargo após o caos gerado pela implementação do toque de recolher obrigatório durante dois dias, anunciado na sexta-feira, nas principais cidades da Turquia, de forma a combater a propagação do novo coronavírus.

20h04 - A organização internacional União Africana nomeou um grupo de enviados especiais para mobilizar a comunidade internacional no apoio à economia dos países africanos que enfrentam a pandemia da doença covid-19, foi hoje anunciado.

19h57 - O número de casos de infeção pela Covid-19 na África do Sul subiu este domingo para 2.173, um aumento de 145 casos relativamente aos últimos dados divulgados, avança a Reuters, de acordo com um comunicado do ministério da saúde.

19h52 - A Madeira anunciou hoje mais um caso de covid-19, após três dias consecutivos sem registo de novos doentes, elevando para 51 o número de pessoas infetadas, duas das quais já recuperaram, indicou o Instituto de Administração da Saúde.

19h41 - A atividade económica nos Estados Unidos da América pode ser retomada em maio, de forma gradual e localizada, desde que se consiga identificar e isolar as pessoas infetadas pela covid-19, avançou hoje o diretor do Instituto de Doenças Infecciosas.

19h39 - As Nações Unidas recordaram este domingo, através do Twitter, pequenas dicas que as grávidas podem seguir para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

  • Lavar as mãos frequentemente com sabão
  • Manter o distanciamento social
  • Evitar tocar na face de outros

19h33 - O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço disse hoje que o Serviço Nacional de Saúde "está a lavar as mãos" em relação à situação no Lar Pereira de Sousa, onde já morreram quatro utentes com covid-19.

19h23 - O mercado de transferências não vai, ao contrário do que está estipulado, iniciar-se no dia 1 de julho. A garantia foi dada por Emilio García Silverodiretor-geral da FIFA, que explicou que terá de ser assim devido à pandemia de Covid-19.

19h18 - O presidente do Equador, Lenín Moreno, decidiu reduzir em 50% o seu ordenado e o dos que fazem parte do seu gabinete. Numa publicação no Twitter, referiu que a redução salarial se aplica ao "presidente, ao vice-presidente, ao gabinete de ministros e vice-ministros, assim como as funções de Estado e governos regionais, em especial a Assembleia".

De acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, o Equador conta com 7.446 casos confirmados de infeção pela Covid-19 e 333 mortes.

19h13 - Das janelas, muitas enfeitadas com colchas, velas ou flores, a população da Senhora da Hora, em Matosinhos, viu hoje o crucifixo passar-lhe à porta de carro, numa visita pascal adaptada às contingências do combate à propagação do novo coronavírus.

19h09 - A noiva de Boris Johnson recorreu ao Twitter para partilhar que se sente "incrivelmente sortuda" por ter o primeiro-ministro britânico de regresso a casa. Carrie Symonds revela ainda que alguns períodos da última semana "foram muito negros". "Estou com todos aqueles que passam por situação semelhantes, mortos de preocupação por aqueles que mais amam", referiu.

19h01 - Um avião da Air France, encarregue do repatriamento de cidadãos franceses por causa da pandemia, ficou danificado após ter sido alvo de disparos, alegadamente na sequência de "uma briga" entre dois agentes do aeroporto Pointe-Noire, na República do Congo.

18h56 - Um total de 287 profissionais de saúde dos Açores foram já testados ao novo coronavírus e 19 tiveram resultado positivo, avançou hoje a Autoridade de Saúde regional.

18h51 - Uma campanha solidária para ajudar pequenos proprietários e trabalhadores de cafés, bares e restaurantes lesados pela pandemia de covid-19 foi lançada pela empresa Licor Beirão, da Lousã, que tem como objetivo angariar mais de um milhão de euros.

18h48 - O arcebispo de Évora elogiou hoje a heroicidade dos profissionais de saúde e das forças de segurança e socorro face à pandemia da Covid-19, mesmo com "falta de equipamento" de proteção "a tempo e horas".

18h45 - Depois de o primeiro-ministro britânico agradecer os cuidados prestados por Luís Pitarma, o Presidente da República português quis também prestar o seu agradecimento.

18h34 - Numa altura em que Portugal regista 504 óbitos devido à Covid-19 e 16.585 infetados, é sempre importante relembrar pequenos gestos que podem fazer toda a diferença. Por isso mesmo, a direção-geral de Saúde recorda como deve ser feita a lavagem de roupa, de forma a conter a propagação do novo coronavírus.

18h29 - O antigo presidente dos EUA, Barack Obama recorreu ao Twitter para desejar uma boa Páscoa e deixar uma mensagem de esperança à população, apesar de todas as limitações provocadas pela Covid-19. "Para mim, a Páscoa é uma altura de esperança - um lembrete do renascimento e renovação - e uma crença num dia melhor que está para chegar", escreveu.

18h23 - Militares do exército estão a proceder à descontaminação geral do piso inferior da unidade de cuidados continuados de Moncorvo, para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que ali exercem funções, indicou hoje o provedor da misericórdia local.

18h12 - Já começou o concerto de Andrea Bocelli no Duomo de Milão. Após convite da cidade e da catedral, o tenor italiano aceitou cantar a solo no histórico recinto, acompanhado apenas pelo organista. Acompanhe, aqui, em direto.

18h02 - França deu, este domingo, seguimento à tendência de 'queda' no número de novas vítimas mortais provocadas pela pandemia. Nas últimas 24 horas, houve a registar 561 óbitos, o que representa a terceira descida consecutiva no aumento diário. Quanto ao número de casos, é, agora, de 95.403.

18h00 - As autoridades portuguesas detiveram 117 pessoas pelo crime de desobediência, desde que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, renovou o Estado de Emergência, no dia 3 de abril e até às 17h00 deste domingo. Foram assim detidas, nas últimas 24 horas, mais 18 pessoas do que no sábado, dia em que foram registadas 99 detenções.

17h54 - A cidade madeirense de Machico viveu, na noite deste sábado, um momento emocionante. Milhares de pessoas dirigiram-se às suas varandas, quintais e janelas para tocar e cantar, num sinal de união comunitária e de resistência contra a pandemia da Covid-19, que nos mantém em casa e tornou esta Páscoa, que costuma ser celebrada em família, mais solitária.

17h33 - Militares do exército português estão a proceder à descontaminação geral do piso inferior da unidade de cuidados continuados de Moncorvo, para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que ali exercem funções.

17h32 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que a fase de confinamento continuará, "pelo menos", durante mais duas semanas e avançou que o regresso à normalidade no país será progressivo e cauteloso após a pandemia de Covid-19.

17h28 - O exército francês iniciou uma operação inédita de desembarque e colocação em isolamento de 1.900 marinheiros, devido ao regresso antecipado do porta-aviões Charles-de-Gaulle, que atracou hoje em Toulon, sul de França, após registar casos de infeção pela Covid-19.

17h24 - A forma como Portugal tem vindo a combater a pandemia de Covid-19 continua a ser elogiada além-fronteiras. Desta feita, o jornal espanhol El País dedica um artigo à forma como a crise tem sido gerida, e apelida os portugueses de... "os suecos do sul".

17h18 - O presidente de uma junta de freguesia do norte do país foi apanhado, este domingo, a conduzir em Alverca, pelos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), sem justificação para circular fora do seu concelho de residência.

17h08 - Registaram-se 431 vítimas mortais e 4.092 novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, em Itália. Quanto ao número de casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2, é, neste momento, de 156.363

De sábado para domingo, 1.677 cidadãos foram dados como curados, pelo que o registo global ascende aos 34.211.

Recorde aqui o AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório