Meteorologia

  • 17 SETEMBRO 2021
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 26º

Edição

Combate português à pandemia elogiado lá fora: "Os suecos do sul"

Jornal espanhol El País escreve que "britânicos, suíços, holandeses ou alemães poderiam aprender alguma coisa com o sulista e latino Portugal".

Combate português à pandemia elogiado lá fora: "Os suecos do sul"

A forma como Portugal tem vindo a combater a pandemia de Covid-19 (que causou, para já 504 vítimas mortais e 16.585 casos confirmados de infeção) continua a ser elogiado além-fronteiras. Desta feita, o jornal espanhol El País dedica um artigo à forma como a crise tem sido gerida, e apelida os portugueses de... "os suecos do sul".

Na base desta comparação está uma famosa tirada do presidente Marcelo Rebelo de Sousa em dezembro de 2017, então a propósito dos "feitos diplomáticos do país". Uma expressão que "poderia muito bem extender-se hoje à luta contra o coronavírus".

"Portugal lida com a pandemia com metade das mortes da Suécia por milhão de habitantes. Ainda que o mundo continua boquiaberto a olhar para o norte, britânicos, suíços, holandeses ou alemães poderiam aprender alguma coisa com o sulista e latino Portugal", pode ler-se.

"Neste momento, os dados lusos são muito mais lisonjeitos do que os de França, Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, Bélgica ou Suíça, estereótipos da suposta eficácia, disciplina e racionalidade do norte da Europa", prossegue.

A publicação refere que esta crise "aproximou", não só os partidos, como também Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, que "complementam e, publicamente, esquecem as discrepâncias. Se hoje não há provas de que a unidade institucional cure epidemias, há que as brigas políticas aumentam o mal-estar social".

"Nas redes portuguesas, é impossível encontrar vídeos de cidadãos insultuosos ou raivosos (nem engraçados). Nas ruas, a polícia não controla, sensibiliza; não multa, recomenda. Em abril, apenas deteve - no sentido mais leviano do termo - 74 pessoas por romper o confinamento", conclui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório