Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: 504 mortes por cá. Boris agradece a enfermeiro português

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícias ao Minuto

07:02 - 12/04/20 por Catarina Correia Rocha e Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Hoje é domingo de Páscoa e a pandemia do novo coronavírus obriga-nos a uma celebração diferente. De acordo com o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal conta com 16.585 infetados pelo novo coronavírus (mais 598 em relação a ontem, num aumento de 3,74%) e 504 vítimas mortais (mais 34, numa variação de 7,23%). 

Na conferência diária da DGS, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que "nada nos próximos tempos, se é que alguma vez, voltará a ser como antes e temos de saber viver com isso", acrescentando: "Tenho certeza que os portugueses têm a resiliência e capacidade para isso".

O Conselho Superior da Magistratura revelou que até às 17h00 deste sábado já tinham sido libertados um total de 240 reclusos em todo o país. O órgão superior de gestão e disciplina dos Juízes dos Tribunais Judiciais sublinha ainda que se estimava que, até ao fim do dia de ontem, o número fosse "superior".

pandemia do novo coronavírus matou mais de 75 mil pessoas na Europa, 80% das quais em Itália, Espanha, França e Reino Unido. Em todo o mundo há já registo de 109.300 mortes.

Acompanhe AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

17h21 - Continue a acompanhar todas as atualizações AO MINUTO aqui.

16h55 -  O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, informou este domingo que foram registadas 758 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, naquele estado. No total, já foram reportados 9.385 óbitos apenas em Nova Iorque.

Relativamente a ontem, o número de mortes é inferior, sendo que tinham sido registadas 783. Estão hospitalizadas cerca de 18.700 pessoas.

16h52 - A primatóloga britânica Jane Goodall indicou, este domingo, que a destruição que os seres humanos têm levado a cabo do reino animal foi uma das principais causas que levou a que o surto do novo coronavírus adquirisse uma dimensão global.

16h47 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, mostrou-se feliz com a recuperação do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que teve hoje alta hospitalar, uma semana depois de ter sido internado devido à Covid-19.

Através do Twitter, Tedros Adhanom disse partilhar do agradecimento de Boris Johnson ao serviço de saúde britânico, afirmando que o mesmo se aplica aos serviços "de todo o mundo".

16h42 - Israel impôs este domingo restrições na entrada e saída de zonas ultra-ortodoxas em Jerusalém para tentar conter a propagação do coronavírus, uma vez que esta é das comunidades mais afetadas, avança a Reuters. 

16h35 - Um rastreio feito pela Câmara Municipal do Porto em 54 lares da cidade identificou até agora 29 pessoas com testes positivos à covid-19, a maioria dos quais funcionários das instituições, informou hoje a autarquia.

16h31 - Dez turistas foram obrigados a pedir desculpa 500 vezes na Índia após violarem a quarentena, avança a AFP. Os viajantes - de Israel, México, Austrália e Áustria - foram apanhados a passear em Rishikesh, infringindo assim a medida que determina a que a população só saia de casa para serviços essenciais.

16h28 - Durante o briefing diário sobre a evolução do novo coronavírus no Reino Unido, o secretário da saúde, referiu que o governo está a investigar as circunstâncias da morte de todos os profissionais de saúde com o novo coronavírus.

"Estamos a investigar para entender ao máximo como é que apanharam o vírus", salientou.

16h23 - Olive Veronesi tem 93 anos e um pedido durante a quarentena que se está a tornar viral na Internet. Uma imagem da norte-americana a segurar uma lata da bebida alcoólica à janela com um cartaz onde se pode ler "Preciso de mais cerveja!" já é um sucesso. 

16h21 - O Lar Cristo Rei, na Caparica, em Almada, tem 15 utentes e quatro funcionários infetados com covid-19, e a direção técnica alertou hoje que a instituição necessita de "pessoas para poder equilibrar o serviço".

16h15 - Se ainda não espreitou o festival ‘Só, mas bem acompanhado’, transmitido na página de Instagram do evento, tem até hoje para o fazer. O objetivo é recolher fundos para apoiar a Cruz Vermelha, termina este domingo.

O evento de hoje conta com a atuação de Pedro Abrunhosa, Carolina Deslandes e um espetáculo de César Mourão.

Ver esta publicação no Instagram

Fechamos o último dia de Só, Mas Bem Acompanhado em grande! ⁣A partir das 21h, acompanha @fernando_alvim, @carolinadeslandes, @cesartmourao, @pedro.abrunhosa em direto, e apoia todos aqueles que saem das suas casas para ajudar quem mais precisa. Sabe como podes ajudar no link da bio. ⁣#sómasbemacompanhado #euajudoquemajuda #cruzvermelhaportuguesa #música #music #talkshow #staysafe #stayhome

Uma publicação partilhada por Só, Mas Bem Acompanhado (@somasbemacompanhado) a 12 de Abr, 2020 às 2:00 PDT

16h03 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) estão a realizar operações conjuntas para "intensificar a fiscalização nas estradas" durante este período de Páscoa. As forças de segurança vão ter especial atenção ao cumprimento das medidas decretadas pelo Estado de Emergência

16h01 - O comissário europeu para o Mercado Interno disse hoje estar "fora de questão" a utilização de medidas coercivas de rastreamento por telefone na União Europeia para identificar cadeias de contaminação com o novo coronavírus, defendendo o uso voluntário.

15h55 - O Presidente francês, Emmanuel Macron, poderá prolongar o confinamento no país pelo menos até 10 de maio, de acordo com fontes presidenciais citadas hoje pela agência France-Presse (AFP).

15h51 - Dr. David Nott , um cirurgião que já serviu nalguns dos cenários de guerra, diz que a atual pandemia é "emocionalmente destruidora" para quem se encontra na linha da frente.

"Estar com pacientes tão doentes durante 13 horas por dia, a usar máscaras que causam tanto desconforto... Nunca vi pessoas trabalharem tão arduamente e desesperadamente por cada paciente", afirmou, referindo-se ao novo coronavírus como "o inimigo mais assustador

15h41 - Reino Unido ultrapassou este domingo a barreira das 10 mil mortes devido ao novo coronavírus. Nas últimas 24 horas foram registados 737 óbitos, elevando o número total para 10.612. O total de casos positivos encontra-se em 84.279, tendo sido registado um aumento de 5.288.

15h33 - De regresso a casa, após estar internado devido à Covid-19, Boris Johnson recorreu às redes sociais para agradecer ao Serviço Nacional de saúde britânico, por lhe "salvar a vida". Na mensagem de vídeo, o primeiro-ministro britânico salienta novamente a importância de "seguir as regras de distanciamento social".

Um enfermeiro português, foi um dos muitos profissionais que integrou a lista de agradecimentos do primeiro-ministro britânico, que o identificou como "Luís, de Portugal, perto do Porto".

15h27 - Os tempos de quarentena são difíceis, mas há certos aspetos que podem ser contornados. Prova disso é Hugo Barreto, que mostrou que é possível correr uma meia-maratona sem sair de casa. Veja o vídeo.

15h19 - No dia em que se celebra a Páscoa, o primeiro-ministro italiano recorreu às redes sociais para partilhar a sua simpatia para com todos os afetados pelo novo coronavírus. Giuseppe Conte deixou ainda uma mensagem de esperança: "Vamos recuperar em breve".

15h15 - De acordo com os dados da Universidade John Hopkins, a Covid-19 já fez mais de 110 mil mortos no mundo. O número de casos de infeção aproxima-se dos 1,8 milhões.

14h44 - Das 930 unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados, apenas 21 registam casos confirmados de Covid-19, correspondentes a 90 doentes, com a rede a registar nove óbitos pela doença e 165 doentes internados ainda a aguardar testes.

14h40 - Os portugueses estão em casa e com saudades, da família, dos amigos, dos passeios e das cidades. Num tempo em que Lisboa está (quase) deserta, a EGEAC leva-o a fazer uma visita, mesmo que virtual, a dois dos mais típicos bairros da capital

14h37 - GNR já procedeu à descontaminação de mais de 1000 ambulâncias e de 30 instalações desde que a Covid-19 surgiu em Portugal

14h21 - Mais de 36 mil doentes com o novo coronavírus estão em casa em vigilância clínica e a ser acompanhados telefonicamente por equipas de saúde familiar e há 70 mil profissionais inscritos para fazer gestão clínica através da aplicação 'Trace Covid-19'. Os números foram hoje avançados pela ministra da Saúde, Marta Temido

14h12 - O número de mortes no Lar Pereira de Sousa, em Melgaço, subiu para quatro, depois de o município ter, este sábado, confirmado mais dois óbitos na instituição.

14h05 - Os Açores registaram mais uma morte associada à Covid-19, elevando para quatro o número de vítimas mortais da pandemia na região, anunciou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

13h36 - Boris Johnson abandonou, este domingo, o hospital após se ter submetido a tratamento contra a Covid-19. O primeiro-ministro britânico esteve internado na Unidade de Cuidados Intensivos.

13h12 - O Irão anunciou hoje a ocorrência de mais 117 mortes provocadas pelo novo coronavírus, o que eleva para 4.474 mortos o balanço oficial da pandemia da Covid-19 naquele país.

13h06 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus matou já 109.300 pessoas em todo o mundo, de acordo com o balanço feito hoje pela agência France-Presse (AFP), a partir de fontes oficiais.

12h52 - O segundo avião fretado pelo Estado português para transporte de equipamento médico proveniente da China chegou hoje a Lisboa, com 700 mil máscaras de proteção respiratória, viseiras e luvas, destinados ao Sistema Nacional de Saúde, anunciou a embaixada portuguesa.

12h47 - As palavras são da ministra da Saúde, Marta Temido, durante a conferência diária da DGS: "Diria que a expetativa de retomar a realidade terá de ser sempre temperada por medidas de prevenção, que não podemos eliminar por completo. Nada nos próximos tempos, se é que alguma vez, voltará a ser como antes e temos de saber viver com isso. Tenho certeza que os portugueses têm a resiliência e capacidade para isso". 

Saiba aqui em pormenor o que foi dito nesta atualização e veja, em baixo, a conferência:

12h41 - Portugal conta com 16.585 infetados pelo novo coronavírus (mais 598 em relação a ontem, num aumento de 3,74%) e 504 vítimas mortais (mais 34, numa variação de 7,23%). Os dados são revelados pelo mais recente balanço divulgado pela Direção-Geral da Saúde, este domingo. Ainda de sublinhar a existência de 277 casos recuperados e 3.611 pessoas que aguardam os resultados laboratoriais. 

12h29 - Assim como aconteceu com muitos outros programas, também o 'Saturday Night Live' teve de se adaptar a esta nova realidade imposta pela chegada da pandemia da Covid-19. Gravado a partir de casa, o formato contou com um convidado muito especial e que foi infetado com o novo coronavírus: Tom Hanks. 

12h21 - "A Páscoa é tempo de união, é tempo de partilha! Celebre a Páscoa em casa. Seja responsável. Votos de um Páscoa feliz! Juntos vamos vencer o vírus!" A mensagem é do SNS português para toda a população. 

12h15 - Uma eventual redução salarial dos futebolistas da I Liga durante a pandemia de Covid-19 pode reduzir a receita tributária do Governo entre cinco e seis milhões de euros por mês, avaliaram fiscalistas ouvidos pela Lusa.

12h07 - O cardeal patriarca de Lisboa frisou hoje que a Páscoa de Cristo "é uma realidade total e englobante" que se experimenta "na caridade praticada". Leia aqui.

12h05 - As quatro palavras que o Papa "não quer ouvir num momento" de pandemia. O Chefe da Igreja Católica apela a que todos banam do dicionário as palavras "indiferença, egoísmo, divisão e esquecimento" e que o mundo vire as suas atenções "para ajudar os mais pobres".

Veja, em baixo, na íntegra, a celebração de Francisco desta manhã realizada na Basílica de São Pedro.

11h46 - É Páscoa, estamos em confinamento nas nossas habitações e separados das nossas famílias. Mas, isto não é sinónimo de 'desculpa' para poder parar toda a sua vida. Comece o dia com um bom exercício físico que lhe dará força para encarar o resto. Treine aqui com a GNR. 

11h39 - A saúde do ator da Broadway Nick Cordero tem vindo a piorar desde que foi hospitalizado com suspeitas de estar infetado com Covid-19. Diagnóstico que chegou com o terceiro teste que fez. Agora, de acordo com o relato da esposa, Amanda Kloots, o artista está a "lutar pela vida". 

11h32 - A pandemia do novo coronavírus matou mais de 75.000 pessoas na Europa, 80% das quais em Itália, Espanha, França e Reino Unido, de acordo com o balanço feito pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais.

11h23 - A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desaconselhou, este sábado, reservas para férias de verão devido à impossibilidade de previsões fiáveis acerca dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

11h10 - Já é conhecido o novo balanço relativo à Covid-19 na Bélgica: há já 3.600 óbitos no país devido à pandemia. Nas últimas 24 horas foram registados mais 268 mortos.

10h56 - A atriz Hilary Heath morreu aos 74 anos devido a complicações da Covid-19. Quem confirmou a notícia foi o afilhado da artista nas redes sociais.

10h53 - A Presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, advertiu a Hungria sobre a possibilidade de abrir um procedimento, caso as restrições adotadas devido ao novo coronavírus forem "excessivas" e lembrou que as mesmas devem ser "temporárias".

10h45 - Os clubes portugueses e a receita tributária do Governo vão sofrer em conjunto com eventuais cortes na massa salarial dos futebolistas profissionais durante a pandemia de Covid-19, alertaram hoje fiscalistas à agência Lusa.

10h36 - Espanha perto de atingir os 17 mil mortos pela Covid-19. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde espanhol, o número total de casos do novo coronavírus no país vizinho subiu para 166.019, o que significa mais 4.167 do que este sábado, sendo que já morreram 16.972 pessoas (mais 619 nas últimas 24 horas).

10h27 - Se está enclausurado(a) em casa, não está sozinho(a). Milhões de pessoas em todo o mundo estão a passar pelo mesmo, e as celebridades não são exceção. Fique a saber como é a quarentena dos famosos.

10h24 - No distrito de Castelo Branco, devido à pandemia da Covid-19, apenas uma empresa de confeções não se encontra em lay-off, uma procedeu ao despedimento coletivo de 60 pessoas e outra enviou para casa os funcionários "sem dar explicação".

10h16 - Hoje é Domingo de Páscoa e a Bélgica, famosíssima pelos seus chocolates, não quis deixar passar o dia em branco. Este ano, os coelhos de chocolate têm máscaras de proteção contra a pandemia do novo coronavírus. Veja, em baixo, o vídeo da AP.

10h13 - Uma ação inspiradora. O luso-americano Matthew Nunes, de 15 anos, utilizou uma campanha de financiamento coletivo nos Estados Unidos para comprar várias impressoras 3D e produzir centenas de viseiras para profissionais de saúde e polícias na Nova Jérsia, contra a Covid-19.

10h08 - O hospital de campanha de Ovar para doentes com Covid-19 entra em funcionamento esta segunda-feira, anunciou hoje a direção do Hospital Francisco Zagalo, que, nesse concelho do distrito de Aveiro, coordenará a atividade da unidade de saúde temporária.

10h02 - O lar de Santiago, pertencente à Misericórdia de Viana do Castelo, vai ser desinfetado na segunda-feira, anunciou a Proteção Civil Municipal, adiantando que a operação implicará a retirada, temporária, de 18 utentes com autonomia.

09h57 - Sem palavras. O surto do novo coronavírus ganhou um protagonismo avassalador com mais de 152 mil casos diagnosticados e quase 20 mil óbitos em Itália, até ao momento. Mesmo assim, esta sexta-feira, os italianos ignoraram a quarentena e rumaram à praia. O resultado foi... mais de 10 quilómetros de fila.

09h46 - Em domingo de Páscoa, o combate contra a Covid-19 continua a dominar a atualidade e os jornais nas bancas são exemplo disso mesmo. Veja as capas de hoje.

09h40 - A falta de reagentes para concluir testes ao novo coronavírus afastou o Brasil do "cenário ideal" de testes generalizados, disse à Lusa o infecciologista David Urbaez, sobre o país integrar a lista dos Estados que menos exames realiza.

09h32 - Filha cobre-se de plástico até à cabeça para poder abraçar o pai polícia. O episódio sucedeu na Georgia e deixou todo um país rendido a um momento de enorme emoção.

09h27 - Está em Lisboa? Quer ajudar e não sabe como? A Câmara Municipal colocou uma publicação nas redes sociais onde revela estar a recolher doações para quem mais precisa. Fique a par aqui. 

09h19 - E o desporto? Num mês que seria de grande atividade futebolística, também com jogos de seleções, tudo o novo coronavírus adiou ou cancelou, dos diversos campeonatos nacionais às taças europeias, passando pelo Torneio do Qatar, com a participação de Portugal.

09h16 - O economista Vítor Bento prevê que Portugal vá passar por uma "recessão grande" este ano em resultado da Covid-19, restando saber qual será a sua duração e como será a recuperação económica.

09h14 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África é de 744 e estão registados 13.686 casos em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

08h50 - "Devo-lhes a minha vida". O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que devia a sua vida ao staff do Serviço Nacional de Saúde do país, num primeiro comentário após ter saído dos Cuidados Intensivos devido à infeção pelo novo coronavírus

08h55 - Enfermeiros portugueses na linha de combate à Covid-19 no Reino Unido. Quando escutou o apelo do Governo britânico, a vimaranense Alexandra Freitas não hesitou e juntou-se à linha de combate à pandemia da Covid-19. Saiba tudo aqui. 

08h51 - O Departamento de Saúde do Ohio, nos Estados Unidos, divulgou um vídeo que merece ser partilhado. Chama a atenção para a necessidade de nos mantermos socialmente distantes durante esta pandemia - e pode vê-lo abaixo. 

08h37 - Este domingo, dia de Páscoa, o tempo não é muito sorridente - mas uma vez que temos de ficar em casa, até nem são más notícias. Saiba o que a meteorologia lhe reserva para hoje. 

08h28 - Rustu Recber venceu o novo coronavírus depois de ter estado internado nos cuidados intensivos durante vários dias. O antigo guardião do Barcelona confessa que não deu grande importância quando começou a enfrentar os primeiros sintomas, mas garante agora que se tratou da maior batalha que a vida lhe proporcionou. 

07h41 - Um relatório do Banco Mundial estima que a região do sul da Ásia está em risco de registar este ano a sua pior atividade económica em 40 anos devido à pandemia da Covid-19.

07h35  - O antigo jogador de futebol escocês Kenny Dalglish, 'lenda' do Liverpool, teve alta hospitalar no sábado, depois de ter testado positivo à Covid-19, foi hoje anunciado.

07h27 - pandemia do novo coronavírus já infetou 120.479 pessoas e causou 2.673 mortes na Alemanha, segundo dados divulgados, neste domingo, pelo departamento de doenças infecciosas do Instituto Robert Koch (RKI) .

07h24 - O ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, anunciou, no sábado, que não foi registado nenhum novo caso de Covid-19 nas últimas 24 horas e que, pela primeira vez, o número de pacientes recuperados é superior ao de infetados. A Venezuela vai prolongar período de quarentena por mais 30 dias devido à pandemia.

07h22 - "Jovens desfrutarão mais cedo da liberdade que os mais velhos". Os contactos das pessoas mais velhas com o seu entorno deverão ser limitados, pelo menos, até ao final do ano, devido à pandemia do novo coronavírus, alertou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

07h20 - Os Estados Unidos registaram este sábado 1.920 mortes causadas pela Covid-19, em 24 horas, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

07h18 - A China anunciou hoje que não foram registadas quaisquer mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, a segunda vez que acontece naquele país, desde que começaram a ser divulgadas as estatísticas oficiais.

07h14 - O presidente da Câmara de Viana do Castelo disponibilizou as 200 camas da unidade de retaguarda instalada na maior sala de espetáculos do Alto Minho para receber idosos infetados com Covid-19, evitando a sua permanência em lares.

North Korea calls for tougher virus curbs, but leader wears no mask in photographs https://t.co/Na3gslgpw9 pic.twitter.com/r4vBxOAMoE

Leia Também: AO MINUTO: EUA com mais de 20 mil mortes. Pensão evacuada em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório