Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Reabertura da economia é "uma decisão minha", garante Trump

A subida da taxa de desemprego nos Estados Unidos aumenta a pressão sobre a decisão de retomar a atividade económica.

Reabertura da economia é "uma decisão minha", garante Trump
Notícias ao Minuto

17:00 - 13/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Perante as correções feitas pelos meios de comunicação norte-americanos, que indicam que são os governadores estaduais, e não o presidente, quem decide sobre a reabertura dos respetivos estados, Donald Trump decidiu recorrer ao Twitter para clarificar.

"É decisão do presidente e por muito boas razões", escreveu o líder republicano, depois de contextualizar que essa informação parte da "comunicação social fake news" com "o propósito de criar conflito e confusão".

"Com isso esclarecido, eu e o governo estamos a trabalhar de perto com os governadores e assim irá continuar. Uma decisão tomada por mim, em conjunto com os governadores e com opinião de outros, será anunciada em breve", acrescentou.

Sublinhe-se que o Departamento do Trabalho indicou já que a taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu de 3,5% em fevereiro para 4,4% em março, devido ao impacto económico da pandemia da Covid-19 que paralisou a atividade.

diretor do Instituto de Doenças Infecciosas indicou no domingo que a atividade económica nos Estados Unidos da América pode ser retomada em maio, de forma gradual e localizada, desde que se consiga identificar e isolar as pessoas infetadas pela Covid-19. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório