Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Moçambique reativa centros de emergência para responder à pandemia

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique reativou todos os centros operativos de emergência em todo país para responder a uma eventual propagação desenfreada da covid-19 no país, anunciou hoje a entidade.

Moçambique reativa centros de emergência para responder à pandemia
Notícias ao Minuto

16:35 - 13/04/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"<span class="nanospell-typo">Reativamos 11 centros operativos de emergência provinciais, outros 153 de nível distrital e 1.422 comités locais de gestão de calamidades", disse César Tembe, diretor de prevenção e mitigação do INGC, falando durante a conferência de imprensa de atualização de dados sobre a Covid-19 no Ministério da Saúde em Maputo.

Os centros operativos estão agora a disseminar mensagens de prevenção contra a covid-19, principalmente nas zonas mais recônditas, mantendo-se prontos para apoiar o Ministério de Saúde quando necessário.

"Caso a situação piore, o INGC está também a prepara-se para apoiar o setor da saúde para a assistência de pessoas que estejam internadas", declarou César Tembe, acrescentando ainda que a entidade está a apoiar o setor da saúde na obtenção da autorização para a isenção dos direitos aduaneiros na importação de medicamentos.

César Tembe disse ainda que o INGC está a assistir 500 mil pessoas vulneráveis em todo o país, num programa desenvolvido em parceria com o Programa Mundial para a Alimentação das Nações Unidas (PMA).

"Neste grupo, estamos a falar de pessoas que estão numa situação extrema de pobreza e que, devido à covid-19, a sua situação pode piorar", acrescentou César Tembe

O registo oficial de casos de infeção pelo novo coronavírus no país permanece em 21, sem vítimas mortais, após os quatro testes efetuados nas ultimas 24 horas revelarem-se negativos, anunciaram hoje as autoridades.

Os centros operativos de emergência são usados em casos de calamidades, como ocorreu no ano passado, na sequência da passagem dos ciclones Idai e Kenneth, que se abateram sobre o centro e o norte do país em março e abril, causando a morte de mais de 600 pessoas.

Moçambique vive em estado de emergência devido à covid-19 durante todo o mês de abril, com espaços de diversão e lazer encerrados, proibição de todo o tipo de eventos e de aglomerações.

Durante o mesmo período, as escolas estão encerradas e a emissão de vistos para entrar no país está suspensa.

Em África, há registo de 788 mortos num universo de mais de 14 mil casos em 52 países.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 114 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, quase 400 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório