Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. Navio com 3 mortos e 150 infetados fundeado ao largo dos Açores

Governo açoriano recusou a acostagem do Marella Explorer II, contudo, o navio mantém-se ao largo do arquipélago.

Covid-19. Navio com 3 mortos e 150 infetados fundeado ao largo dos Açores
Notícias ao Minuto

18:24 - 13/04/20 por Natacha Nunes Costa

País Covid-19

O navio cruzeiro Marella Explorer II, está, neste momento, fundeado ao largo dos Açores, com três tripulantes mortos devido à Covid-19 e cerca de 150 infetados, avança a TVI24.

Já de acordo com o site da especialidade Marine Traffic, é possível ver que a embarcação está fundeada ao largo do Grupo Central do arquipélago, a “aguardar indicações”. A certa altura, o navio ter-se-á mesmo aproximado da costa da ilha Graciosa, mas logo se afastou.

O Marella Explorer II, com mais de 700 pessoas a bordo, viu negada, pelo Governo dos Açores, a autorização para que pudesse atracar na região. Posteriormente, a operadora indagou também o Executivo de António Costa sobre a possibilidade de rumar a Lisboa, pedido este que também foi negado.

Já na tarde desta segunda-feira, durante a conferência de imprensa das autoridades de saúde dos Açores, o diretor regional, Tiago Lopes, confirmou o caso, mas disse que, devido a “informações díspares” por parte das autoridades a bordo do navio, não há muitas informações a emitir.

“Nós temos estado em articulação com diversas entidades, quer da região, quer da República, e é, portanto, uma situação que estamos a acompanhar (…). A informação tem sido muito díspar por parte das autoridades a bordo do navio, por isso é uma informação que estamos a atualizar e a acompanhar. A informação não tem sido uniforme o suficiente para podermos emitir qualquer tipo de informação”, explicou o diretor-regional da saúde dos Açores.

Ainda durante a mesma conferência de imprensa, Tiago Lopes revelou que “foi feita a transferência de um passageiro” deste navio para a região e que o paciente já está a ser acompanhado por profissionais de saúde. Contudo, o diretor regional da saúde fez questão de sublinhar que este caso não está relacionado com uma infeção por Covid-19, mas sim por outro problema de saúde.

Recorde-se que, a bordo do Marella Explorer II estão mais de 700 tripulantes que aguardam autorização para atracar no Reino Unido. Mais de uma centena estão infetados com Covid-19 e três já terão mesmo morrido devido à pandemia que está a afetar o mundo.

No dia 1 de abril, o jornal New York Times revelou que 46 passageiros britânicos desembarcaram nas Caraíbas, já com sintomas do novo coronavírus, para que pudessem voltar a casa. Em troca, de acordo com a mesma publicação, a operadora terá custeado a viagem de 141 mexicanos, retidos no Reino Unido e com dificuldade em chegar ao México.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório