Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Macau anuncia mais um caso, o 30.º no território

As autoridades de Macau anunciaram hoje mais um caso de contágio da covid-19, elevando o número de infetados para 30 desde o início do surto do novo coronavírus.

Macau anuncia mais um caso, o 30.º no território
Notícias ao Minuto

07:42 - 25/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Em menos de 24 horas foram anunciadas cinco pessoas infetadas com a covid-19.

o 30.º caso trata-se de um visitante australiano, de 52 anos, que antes da chegada ao território esteve em São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, e no Reino Unido, informou, em comunicado, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Em 15 de março apanhou um voo em Londres e no dia 16 de março chegou a Hong Kong, tendo viajado até Macau através da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, indicaram as autoridades.

O australiano esteve cinco dias em Macau e em 20 de março planeava "regressar à Austrália via Hong Kong, mas foi-lhe recusada a entrada" e regressou ao território.

"De acordo com as diretrizes em vigor naquela data", o australiano foi encaminhado para observação médica em Macau, explicaram as autoridades.

Na terça-feira, "os profissionais de saúde realizaram o teste de zaragatoa nasofaríngea" e hoje "o resultado da amostra foi positivo e confirmado como pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus", disseram.

Após Macau ter estado 40 dias sem identificar qualquer infeção, em menos de dez dias o território identificou 20 novos casos, todos importados.

Em fevereiro, Macau registou uma primeira vaga de 10 casos da covid-19, já todos com alta hospitalar. Após a deteção de novos casos, as autoridades reforçaram medidas de controlo e restrições fronteiriças e a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias imposta a praticamente todos aqueles que entrem no território.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório