Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Moçambique decreta seis dias de luto nacional

O Conselho de Ministros de Moçambique decretou hoje seis dias de luto nacional em homenagem ao ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela, que morreu no passado dia 05 aos 95 anos.

Moçambique decreta seis dias de luto nacional
Notícias ao Minuto

13:38 - 10/12/13 por Lusa

Mundo Mandela

Em comunicado de imprensa, o Conselho de Ministros moçambicano indica que a partir de hoje e até domingo a bandeira nacional estará à meia-haste em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares de Moçambique.

"Com o desaparecimento físico do Presidente Mandela, África e o mundo perdem um ícone, um homem de coragem, determinação e perseverança na luta pela transformação de ideais nobres em realidade, cujos exemplos e ensinamentos são seguidos pelas gerações atuais e perdurarão para as gerações vindouras", refere a nota de imprensa do Conselho de Ministros moçambicano.

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, está entre os 100 chefes de Estado e de Governo presentes hoje em Joanesburgo nas cerimónias fúnebres do símbolo da luta contra "o apartheid" (segregação racial) e primeiro Presidente negro da África do Sul.

Dezenas de milhares de sul-africanos assistiram à cerimónia no estádio Cidade do Futebol, no Soweto, após o que o corpo de Mandela vai estar exposto durante três dias na vizinha Pretória, a capital.

No domingo, será finalmente sepultado nunca campa modesta, junto dos mortos da sua família, em Qunu, a sua terra natal, na província do Cabo Oriental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório