Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Oração interreligiosa de diferentes credos dá início a cerimónia

As cerimónias fúnebres de Nelson Mandela começaram hoje com uma oração interreligiosa de diferentes credos, tal como o primeiro presidente negro da África do Sul tinha deixado expressamente escrito como última vontade.

Oração interreligiosa de diferentes credos dá início a cerimónia
Notícias ao Minuto

11:22 - 10/12/13 por Lusa

Mundo Mandela

Representantes das religiãos judaica, hindu, muçulmana e cristã foram sucessivamente ouvidos por dezenas de milhares de pessoas que enchem o estádio Cidade do Futebol, no Soweto, em Joanesburgo.

Depois, foi entoada uma oração pela alma de Mandela, à qual o público respondeu com cânticos e palmas, num momento muito emotivo.

O antigo companheiro de Nelson Mandela na prisão de Robben Island Andrew Mlangeni afirmou que Madiba "sorri do céu" ao ver a África do Sul unida nesta cerimónia.

"Não há dúvida de que Mandela sorri ao ver a nação unida", disse Mlangeni, que foi condenado a prisão perpétua, tal como Mandela, no julgamento de Rivonia, em 1964, pelas atividades contra o regime racista de "apartheid" (segregação racial).

Mlangeni lembrou também a luta do antigo presidente pela "união de todas as raças e credos" no "respeito mútuo".

A cerimónia vai continuar com os testemunhos de alguns familiares, e de chefes de Estado, incluindo Barack Obama (EUA), Dilma Rousseff (Brasil) e Raul Castro (Cuba).

Em Joanesburgo estão quase 100 chefes de Estado, membros da realeza, líderes políticos, que partilham a chuva que cai no mesmo local, onde o chamado 'pai da Nação' apareceu em público pela última vez, durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 2010.

Nelson Mandela morreu na quinta-feira, aos 95 anos, na casa de Joanesburgo.

Depois do último adeus em Joanesburgo, o corpo de Mandela vai estar exposto durante três dias na vizinha Pretória, a capital, antes de, no domingo, ser finalmente sepultado nunca campa modesta, junto dos mortos da sua família, em Qunu, a sua terra natal, na província do Cabo Oriental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório