Harris Wolobah tinha 14 anos quando morreu, em setembro passado, após ter participado num desafio viral no TikTok que consistia em comer uma batata frita extremamente picante. A família ligou desde logo o falecimento do jovem a este desafio e, agora, a autópsia veio confirmar que Harris perdeu a vida devido a um elevado consumo de pimenta, aliado a um 'defeito cardíaco' do qual padecia.
O relatório, esta quinta-feira noticiado pela Associated Press, revela que o menino norte-americano comeu uma grande quantidade de extrato de pimenta, acabando por morrer. Sofreu uma paragem cardiorrespiratória "no contexto de ingestão recente de substância alimentar com alta concentração de capsaicina", avança a agência de notícias.
A autópsia adianta ainda que o menino padecia de um defeito congénito, que se traduzia num coração dilatado - o que pode ter tornado o menino mais vulnerável nesta situação.
Recorde-se que Harris morreu no passado mês de setembro, depois de comer uma batata da marca Paqui, que se 'inseria' no 'One Chip Challenge' - 'Desafio da Batata', em tradução livre - lançado pelo fabricante em causa.
O 'chip', vendido individualmente por 10 dólares - sensivelmente o mesmo valor em euros - era apresentado ao público numa embalagem em formato de caixão com o aviso de que deveria ser mantido fora do alcance das crianças. A Paqui adiantava ainda que a batata se destinava ao "prazer vingativo do calor e da dor intensos", recorda a Associated Press, sendo produzida com as pimentas Carolina Reaper e Naga Viper, duas das mais picantes do mundo.
Embalagem da batata 'One Chip Challenge' - entretanto descontinuado© Getty Images
Apesar dos avisos, crianças e adolescentes 'correram' a comprar o produto e, pelos Estados Unidos, muitos foram os casos de doença após a participação dos mais novos no desafio - que entretanto se tornou viral nas redes sociais. Este consistia em comer a batata com elevadíssimos níveis de picante e, depois, aguentar o máximo de tempo possível ser consumir mais nada.
A Paqui acabou por retirar "voluntariamente" o 'chip' em questão das prateleiras em setembro de 2023. "Vimos um aumento de relatos de adolescentes e outros indivíduos que não deram atenção aos avisos", adiantou a marca na altura.
Deste modo, o 'One Chip Challenge' foi descontinuado.
— Paqui Chips (@paquichips) September 7, 2023
Leia Também: Mulher faz sesta em compartimento de bagagem – e há imagens