Netanyahu condena ataque de colonos a soldados israelitas

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, condenou hoje o ataque, na sexta-feira, de colonos contra soldados na reserva na Cisjordânia ocupada e advertiu que "ninguém pode fazer justiça pelas próprias mãos".

benjamin netanyahu

© Anna Moneymaker/Getty Images

Lusa
28/06/2025 21:24 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"O Estado de Israel é um Estado de Direito e ninguém pode fazer justiça pelas próprias mãos", disse Netanyahu, citado num comunicado, onde indica ter pedido que o caso seja investigado e que os que atacaram os soldados sejam processados.

 

Seis colonos israelitas foram detidos na sexta-feira à noite depois de terem atacado soldados perto da aldeia palestiniana de Kafr Malik, na província de Ramallah, onde soldados israelitas mataram três palestinianos na passada quarta-feira durante um ataque inicial de colonos, que não foi condenado pelo Governo.

"Após a chegada das forças de segurança, dezenas de civis israelitas [colonos] atiraram pedras contra eles e agrediram-nos física e verbalmente, incluindo o comandante do batalhão", refere-se num comunicado dos militares divulgado hoje.

"Além disso, os civis vandalizaram e danificaram veículos das forças de segurança e tentaram atropelá-los. As forças de segurança dispersaram a manifestação e seis civis israelitas foram detidos", acrescenta.

Nesta zona, nos arredores de Ramallah, três palestinianos foram mortos pelo exército israelita na passada quarta-feira, depois de cerca de 30 colonos terem invadido a aldeia de Kafr Malik e incendiado edifícios e veículos.

Os soldados, que normalmente não intervêm para evitar conflitos quando a violência ocorre contra os palestinianos, abriram fogo sobre os atacados, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

De acordo com dados do Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU, só entre 17 e 23 de junho, ocorreram pelo menos 23 ataques de colonos que causaram vítimas, danos materiais ou ambos.

Um palestiniano foi morto a tiro na aldeia de Surif, na província de Hebron, outros 14 ficaram feridos (10 por colonos e quatro pelas forças israelitas) e mais de 50 árvores e plantações palestinianas foram destruídas.

Leia Também: Ataques ao Irão: Administração Trump dá primeiro briefing ao Congresso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas