Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro novos casos em Portugal e mais de 100 mil infetados no mundo

Há nove casos confirmados de infeção por Covid-19 em Portugal e, até à meia-noite de quinta-feira, cerca de outros 147 casos suspeitos. No mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 100 mil pessoas - sendo que mais do que 55 mil já recuperaram - e matou mais de 3.300.

Quatro novos casos em Portugal e mais de 100 mil infetados no mundo
Notícias ao Minuto

08:28 - 06/03/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

No dia em a ministra da Saúde, Marta Temido, se deslocou a Bruxelas para uma reunião com os homólogos dos 27 Estados-membros, informou no final do encontro, aos jornalistas, que o número de casos confirmados em Portugal aumentou para 13 - três no Porto e um em Lisboa.

Lá fora, mais países registaram os primeiros casos esta manhã de sexta-feira, entre eles o Peru e no Vaticano, e foi ultrapassada a barreira dos 100 mil infetados.

Siga aqui a evolução da propagação do Covid-19 e leia abaixo os principais destaques desta manhã

14h56- Cinquenta e nove residentes, incluindo 19 menores e dois idosos, atualmente na província chinesa de Hubei, centro do surto do novo coronavírus, podem regressar no sábado a Macau, num voo fretado. 

14h31 - A Bulgária fechou esta sexta-feira as escolas por vários dias devido a uma epidemia de gripe particularmente virulenta que exige medidas de saúde excecionais, num dos poucos países europeus sem casos do novo coronavírus.

14h26 - A capacidade da Linha Saúde 24 vai ser reforçada, revelou o gabinete da ministra Marta Temido. Esse reforço será feito quer ao nível recursos humanos, quer ao nível da melhoria de procedimentos internos. 

14h14 - Os representantes do grande 'ayatollah' Ali al-Sistani, figura tutelar no Iraque, não proferiram hoje o sermão de sexta-feira [dia principal da religião muçulmana] por causa da epidemia do novo coronavírus, divulgaram hoje as autoridades iraquianas xiitas.

14h00 - A OLX fez saber em comunicado que retirou todos os anúncios relacionados com o coronavírus. "A especulação inerente ao súbito aumento da procura (87%) e oferta (90%) por máscaras de proteção nos últimos 15 dias leva os responsáveis da plataforma a tomarem medidas excecionais até que a situação volte a normalizar", disse. 

13h55 - Número de casos de infeção por covid-19 na Bélgica aumentou mais do que o dobro de ontem para hoje. As autoridades de saúde reportaram 59 novos casos no país, elevando o número total de infetados para 109.

13h43 - A falta de equipamentos para proteção pessoal foi uma das queixas de muitos dos países europeus, algo que ainda não se aplica a Portugal, refere a ministra. "Não temos excesso, temos uma quantidade que nos permite estar tranquilos", assegurou, garantindo que, para já, "há testes suficientes" no país.

13h40 - A ministra da Saúde, Marta Temido, esteve presente na reunião em Bruxelas que juntou os ministros de saúde da UE e refere que tudo o que foi falado é "no sentido da continuidade do reforço de medidas de proteção".

13h29 - Portugal tem 13 casos de infeção - quatro novos - por covid-19, confirmou a ministra da Saúde, Marta Temido. Dos quatro novos casos, três são no Porto e um em Lisboa. Todos os casos têm ligação direta com pacientes já diagnosticados e estão internados no Hospital Curry Cabral e no Hospital de São João.

"Mantemo-nos em situação de contenção alargada", referiu a ministra da Saúde.

13h10 - Autoridade Regional de Saúde dos Açores fornece diretrizes às escolas do arquipélago no sentido de cancelarem ou adiarem todos os intercâmbios ou viagens ao exteiror até novas informações;  

12h55 - O presidente Martin Vizcarra confirmou, num comunicado emitido no canal estatal, o primeiro caso de infeção por covid-19 no Peru. Trata-se de um homem, de 25 anos, que terá viajado para Espanha, França e República Checa.

12h43 - Portugal e os outros Estados-membros da UE tiraram, esta sexta-feira, lições da "experiência de gestão da crise" do novo coronavírus em Itália, país mais afetado no espaço comunitário, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

12h41 - As farmácias estão a prestar aos portugueses, em todo o território, aconselhamento especializado para fazerem face ao surto epidémico de Covid-19. A garantia é dada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) que diz ter feito chegar às 2.750 farmácias associadas informação científica sobre o vírus e as recomendações a prestar à população.

12h40 - Espanha regista neste momento 345 infetados e cinco mortos, segundo a atualização feita ao final da manhã pelas autoridades sanitárias espanholas.

12h29 - O Egito anunciou esta sexta-feira que foram identificados 12 novos casos de covid-19 num cruzeiro que seguia de Aswan para Luxor. Todos os pacientes fazem parte do 'staff' e não apresentavam sintomas, avançam os jornais locais, citando um comunicado emitido pelo ministério da saúde em conjunto com a Organização Mundial de Saúde.

12h18  - As autoridades sanitárias de Valência comunicaram que o primeiro paciente que testou positivo para o covid-19 na região, a 25 de fevereiro, teve hoje alta hospitalar, avançam os meios locais.

11h53 - A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) elaborou um guia de boas práticas para a cobertura de epidemias e apelou aos órgãos de comunicação social para que tenham "cuidados redobrados" em situações que possam causar alarme social.

11h50 - O ministro da saúde da República Checa, Adam Vojtěch, pediu à Comissão Europeia para ser "mais ativa" no combate ao novo coronavírus que afeta a Europa e todos os continentes.

"Devido à alta procura, acho que temos de acelerar os procedimentos porque a falta de máscaras e desinfetante é mesmo preocupante", disse durante a reunião com o conselho de ministros da UE, que decorre em Bruxelas.

11h43 - O último paciente internado com Covid-19 em Macau recebeu hoje alta hospitalar, anunciou o diretor dos Serviços de Saúde.

11h40 - A Deco recebeu quase 44 pedidos por hora na linha de apoio aos viajantes sobre o novo coronavírus, lançada às 15h00 de quarta-feira, num total de 481 chamadas, informou à Lusa a associação de defesa dos consumidores.

11h34 - ONU pede respeito pelos direitos nas medidas de combate ao Covid-19. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos apelou hoje a que as medidas adotadas pelos países para combater a propagação da epidemia de Covid-19 respeitem os direitos humanos e sejam "proporcionais à avaliação dos riscos".

11h28 - Instituições sociais devem preparar planos próprios de contingência. As instituições de resposta social, incluindo as de apoio aos idosos, devem preparar planos próprios de contingência face ao novo coronavírus, tendo em conta as orientações da Direção-geral de Saúde, segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

11h10 - Indústria cinematográfica indiana adia entrega de prémios. A indústria cinematográfica indiana - conhecida como 'Bollywood' - anunciou hoje o adiamento da gala anual para a entrega de prémios, equivalente aos Óscares, devido à epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

11h06 - Ásia registava às 09h00 de hoje um total de 88.344 casos (3.101 mortes), a Europa 5.701 casos (161 mortes), o Médio Oriente 3.757 (110 mortes), Estados Unidos e Canadá 194 casos (11 mortes), Oceania 64 (2 mortes), América Latina e Caribe 34 pessoas infetadas e África 29 casos do novo coronavírus.

Este balanço da AFP foi elaborado com dados recolhidos junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

11h05 - Rastreio no aeroporto de Luanda com queixas e aplausos de passageiros. Passageiros que chegaram hoje à capital angolana, provenientes de Lisboa, queixam-se da morosidade no processo de rastreio ao Covid-19 na sala de desembarque do aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, quando outros aplaudem a medida considerando-a necessária.

11h00 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, participa, na terça-feira, num debate no Parlamento Europeu sobre impactos na saúde pública e económicos do novo coronavírus, numa altura em que o número de casos continua a aumentar.

10h56 - Primeira morte registada na Holanda, um homem, de 86 anos, de Roterdão, por infeção do novo coronavírus.

10h54 - O ministro da Saúde da Sérvia anunciou hoje ter sido detetado no país o primeiro caso de uma pessoa infetada pelo surto de coronavírus num homem que regressou recentemente de uma viagem à Hungria.

10h43 - A Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso (ALI) recomenda que sejam suspensas as visitas aos idosos em lares para diminuir os riscos de contágio por coronavírus.

10h38 - Primeiro caso de infeção nos Camarões é de um paciente francês, de 58 anos.

10h10 - Todos os 126 novos casos confirmados esta sexta-feira, na província de Hubei, na China, são de Wuhan - o epicentro do surto - avança o CNN, de acordo com as autoridades de saúde daquela zona.

09h49 - O número de casos em Espanha continua a aumentar. Esta sexta-feira, foram confirmados novos casos nas Astúrias, elevando o número de infetados naquela zona para sete. Já em Tenerife, foi identificado um novo caso, elevando o número total de pessoas com o novo coronavírus nas Canárias para nove.

09h43 - Número total de mortes em Espanha sobe para cinco. Trata-se de um homem, de 87 anos, que estava hospitalizado no Hospital em Zaragoza, devido ao covid-19.  A vítima já apresentava alguns problemas de saúde, entre os quais uma pneumonia. É  a segunda morte no país, esta sexta-feira.

09h32 - A TAP abriu um programa de licenças sem vencimento a todos os trabalhadores do negócio da aviação, por um período mínimo de 30 dias e máximo de 90 dias, que abrange os meses de abril, maio e junho.

09h33 - Vaticano reportou esta sexta-feira o primeiro caso de infeção por covid-19, após um paciente ter testado positivo centro médico localizado dentro da cidade. Os atendimentos nas clínicas foram suspensos, para a devida desinfeção, informou o porta-voz Matteo Bruni. Os serviços de emergência vão continuar. Trata-se do primeiro caso diagnosticado dentro dos limites da cidade do Vaticano.

09h28 - Casos na Índia sobem para 31. Número total de infetados sobe após residente em Deli ter testado positivo para o covid-19. O Ministério da Saúde indiano tem apelado aos cuidados extra para evitar a propagação do vírus. 

09h20 - A Direção-Geral da Saúde publicou um conjunto de orientações destinado às empresas, numa altura em que é fundamental a prevenção do Covid-19. O objetivo é prevenir, controlar e garantir a vigilância face a este novo vírus.

09h18 - Espanha pondera alterar critérios de isolamento para suspeitos de Covid-19. Estão a ser estudadas várias possibilidades, tais como escolher apenas os casos de maior risco em vez de colocar todos os possíveis suspeitos em quarentena, disse o secretário de saúde pública, Joan Guix, em declarações ao SER Catalunya.

09h10 - A Comissão Europeia garantiu hoje "fazer tudo o que pode" para ultrapassar o surto do novo coronavírus "o mais rapidamente possível", vincando que este é um "momento fundamental" para os países da União Europeia (UE) adotarem medidas.

08h52 - Um professor judaico da Universidade Yeshiva testou positivo para o novo coronavírus,  divulgou a instituição através de um comunicado.

08h50 - Taiwan confirma dois novos casos, elevando o número total para 44, avançam as autoridades.

08h46 - O cruzeiro Grand Princess deverá receber hoje o resultado dos testes para Covid-19 feitos aos cerca de 45 passageiros que se encontram a bordo e apresentam sintomas, informa o departamento de controlo de emergências de São Francisco. 

08h37 - Espanha regista quarta morte. Esta sexta-feira morreu a segunda vítima em Madrid. Trata-se de um utente do Centro de dia Valdemoro, onde há mais 19 casos de contágio - 16 dos quais em trabalhadores. O centro está neste momento encerrado, confirmou o governo espanhol.

08h00 - No estado de Washington já morreram 13 pessoas devido ao novo coronavírus, revelam novos dados das autoridades de saúde norte-americanas, citadas pelo CNN. No total, os EUA já contam com 228 casos de infeção e 14 mortes.

07h18 - Deputado francês contagiado teve de ser reanimado esta quinta-feira

06h34 - Os Estados Unidos aprovaram um plano de emergência de 7,4 milhões de euros e o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, assumiu que material para testes é insuficiente.

06h25 - Seul condena as medidas de quarentena impostas por Tóquio.

06h20 - O escritor cabo-verdiano Germano Almeida cumpre há uma semana uma quarentena voluntária no Mindelo, depois de "matar saudades" do amigo Luís Sepúlveda - infetado pelo Covid-19 -, em Portugal, mas garante estar "ótimo" e até pensa escrever sobre o Covid-19.

06h18 -  De acordo com os últimos dados divulgados pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) esta quarta-feira, aumentou para 95.333 o número de pessoas infetadas por Covid-19

06h10 - A Coreia do Sul conta com mais de 6.200 infetados, sendo que 518 novos casos surgiram em 24 horas.

06h05 - Na China foram registados 143 novos casos e mais 30 mortos.

06h03 - Ministros da Saúde europeus reúnem-se de novo para discutir resposta ao Covid-19. Esta é a segunda vez em menos de um mês, para discutir medidas coordenadas de resposta ao surto de Covid-19, que continua a propagar-se na Europa.

Desde que o Covid-19 surgiu em Wuhan, na China - epicentro do vírus - já infetou mais de 98 mil pessoas em todos os continentes. 

Em Portugal, estão confirmados nove casos de infeção pelo novo coronavírus - seis no Porto, dois em Lisboa e um em Coimbra -  e a ser analisados 147 suspeitos. 

Em plena crise devido ao surto, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)- entidade que gere o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS 24 - sofreram uma alteração. O agora ex-presidente Henrique Martins foi susbstituído por Luís Goes Pinheiro.

Para evitar a propagação do vírus, a BTL adiou o evento, seis turmas de duas escolas, na Amadora foram colocadas em quarentena após terem contacto com uma professora infetada. Um outro infetado, professor de música no Porto e na Covilhã, também levou à colocação em quarentena dos seus alunos. Em Lousada, também 64 trabalhadores estarão em casa, sob quarentena, depois de um dos funcionários ter sido internado por causa do Covid-19.

A TAP anunciou a redução da capacidade em março e abril devido ao "forte abrandamento" nas reservas, em pleno surto de Covid-19, num total de 1.000 voos.

Lá fora, os EUA aprovaram um plano de emergência de 7,4 mil milhões de euros e o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, admitiu que material para testes é insuficiente. O Butão anunciou o seu primeiro caso de infeção por Covid-19 no país e fechou as fronteiras aos turistas. 

Em Itália - o país da Europa mais afetado - o número de mortos aumentou para os 148 e foram registados mais 769 casos de infeção.

[Notícia atualizada às 15h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório