Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Espanha tem 345 casos de pessoas infetadas e cinco mortos

Os casos do novo coronavírus subiram hoje para 345 em Espanha, onde já morreram cinco pessoas devido à epidemia de Covid-19, segundo a atualização feita ao final da manhã pelas autoridades sanitárias espanholas.

Covid-19: Espanha tem 345 casos de pessoas infetadas e cinco mortos
Notícias ao Minuto

12:22 - 06/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde espanhol, Fernando Simón, revelou que mais de 90% da totalidade de casos foram "importados ou é conhecida" a sua proveniência, mas que isso não quer dizer que foi ultrapassada a atual fase de contenção.

Simón reconheceu que o aumento em 82 casos em relação a quinta-feira ao fim do dia é "maior que o habitual", mas que a maior parte deste número se concentra na Comunidade de Madrid, com 137 infeções e em dois núcleos de transmissão bem identificados.

Entre as 345 pessoas que deram positivo no teste do novo coronavírus 12 estão hospitalizados em unidades de cuidados intensivos.

Hoje foi anunciado a morte de mais duas pessoas com a doença, aumentando para cinco as vítimas mortais, todas elas fazendo parte da população com mais idade e com um risco maior de morte.

Dos 345 casos anunciados hoje, mais 82 do que na quarta-feira, 21 foram registados na Andaluzia, seis em Aragão, cinco nas Astúrias, seis nas Baleares, 10 nas Canárias, 10 na Cantábria, 15 em Castela-Mancha, 14 em Castela e Leão, 24 na Catalunha, 30 na Comunidade Valenciana, seis na Estremadura, um na Galiza, 137 em Madrid, três em Navarra, 28 no País Basco e 29 em La Rioja.

Entretanto em declarações feitas em Bruxelas, o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, afirmou hoje que, por enquanto, não é necessário tomar medidas mais radicais, como o encerramento de escolas decidido em países como a Itália, para conter a expansão do novo coronavírus.

"Neste momento, em Espanha não estamos a contemplar este cenário, mas também não podemos excluí-lo", respondeu o ministro a uma pergunta sobre a possibilidade de haver "outras Itálias" na Europa.

Illa insistiu que a Espanha está "em fase de contenção" e que, com exceção de uma vintena de casos, em relação a todos os outros sabe-se como o vírus foi transmitido.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo nove em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 55 mil recuperaram.

Além de 3.042 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça, Espanha, Reino Unido e Países Baixos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou nove casos de infeção.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório