Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Farmacêuticos estão "preparados para orientar casos suspeitos"

A Associação Nacional de Farmácias enviou às 2.750 farmácias associadas informação científica sobre o novo coronavírus e as recomendações a prestar à população.

Covid-19. Farmacêuticos estão "preparados para orientar casos suspeitos"
Notícias ao Minuto

12:39 - 06/03/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

As farmácias estão a prestar aos portugueses, em todo o território, aconselhamento especializado para fazerem face ao surto epidémico de Covid-19. A garantia é dada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) que diz ter feito chegar às 2.750 farmácias associadas informação científica sobre o vírus e as recomendações a prestar à população.

"Como maior rede de Saúde Pública em Portugal, temos o dever de ajudar a população a enfrentar esta crise com eficácia e tranquilidade", afirma Nuno Flora, secretário-geral da ANF.

Há duas semanas, esta associação promoveu sessões de formação descentralizadas para preparar as equipas das farmácias.

Todas as 2.750 farmácias da rede da ANF receberam também documentação técnica, elaborada pelo CEDIME - Centro de Informação do Medicamento e Intervenções em Saúde, sobre a deteção precoce e o encaminhamento de casos suspeitos. 

"O nosso primeiro objetivo é contribuir para conter ao máximo a transmissão do vírus em território nacional", sublinhou Lígia Garcia, gestora da Área de Literacia em Saúde do CEDIME. "Por outro lado, acreditamos que o esclarecimento prestado pelos farmacêuticos é decisivo para tranquilizar e evitar o pânico entre a população", acrescentou a farmacêutica em comunicado. 

A ANF refere ainda que está a produzir um milhão de folhetos com as principais medidas de proteção individual para serem distribuídos pelas farmácias de todo o país.

"Estamos a acompanhar o evoluir da situação, em articulação com a Direção-Geral da Saúde, e disponíveis para colaborar em tudo o que for considerado útil pelas autoridades de saúde", garantiu o secretário-geral, Nuno Flora.

O grupo ANF ativou o seu próprio plano de contingência e está a apoiar as farmácias na implementação dos seus planos individuais.

Em Portugal somam-se já nove casos positivos de coronavírus (covid-19), havendo 213 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde. Em todo o mundo, já morreram mais de 3 mil pessoas, tendo sido infetadas mais de 98 mil. De referir, que 55 mil infetados já estão curados. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório