Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Residentes de Macau em Hubei podem regressar em voo fretado pelo Governo

Cinquenta e nove residentes, incluindo 19 menores e dois idosos, atualmente na província chinesa de Hubei, centro do surto do novo coronavírus, podem regressar no sábado a Macau, anunciaram hoje as autoridades.

Residentes de Macau em Hubei podem regressar em voo fretado pelo Governo
Notícias ao Minuto

14:50 - 06/03/20 por Lusa

Mundo Covid:19

Antes de embarcarem, os residentes precisam de responder a um inquérito de avaliação e vários exames médicos, disse o diretor dos Serviços de Saúde de Macau, na conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

O Governo de Macau considera ter definidas "medidas suficientes para responder aos riscos desta operação", salientou Lei Chin Ion.

A diretora dos Serviços de Turismo sublinhou que dos 60 residentes que se tinham registado para vir no voo fretado pelo Governo, dois foram "eliminados da lista por falta de certificado de circulação de veículos", mas na quinta-feira à noite "foi possível encontrar um condutor para fazer o transporte" de um residente, ficando apenas um sem conseguir transporte.

A viagem dos residentes, que vão pelos seus próprios meios para o aeroporto, vêm de Wuhan, Xiaogan, Xiaocheng, Huanggang, Xianning, Suizhou, Xiangyang, Enshi, Yichang, Huangshi, Shiyan e Jingzhou, explicou Helena Senna Fernandes.

Em alguns casos, a viagem pode demorar mais de oito horas, por isso os residentes poderão iniciar a deslocação ainda esta noite, acrescentou.

Os condutores que farão este transporte também vão precisar de fazer uma quarentena de 14 dias em Hubei, indicou.

A bordo vão estar um médico do Hospital Conde de São Januário, três enfermeiros, dois médicos do Centro de Controlo de Doenças Infetocontagiosas, seis profissionais dos Serviços de Saúde, dois funcionários dos Serviços de Turismo, sete tripulantes, incluindo dois pilotos da Air Macau, quatro assistentes de bordo e um engenheiro aeronáutico.

O Governo adoptou medidas de segurança para reduzir o risco de passageiros, da tripulação e dos funcionários responsáveis pelas bagagens, indicaram as autoridades.

Cada residente vai receber uma máscara, um fato de proteção descartável, um par de luvas e fraldas. Durante a viagem, de cerca de duas horas, não será permitido retirar as máscaras, comer, beber, nem ir à casa de banho.

Se alguns passageiros exibirem sintomas, ao chegarem a Macau, serão levados diretamente do aeroporto para o hospital para realizarem exames e ficarem em isolamento. Caso não apresentem sintomas serão levados para o centro clínico de saúde pública no alto de Coloane para observação e isolamento, durante um período dos 14 dias.

Já na segunda-feira, farão a primeira análise ao novo coronavírus, que serão repetidos duas vezes nas 48 horas antes de terminar o isolamento.

Também na chegada a Macau, tripulantes e funcionários do Turismo vão para o centro clínico de Coloane para uma ação de desinfeção e, em seguida, transferidos para a Pousada Marina Infante, para 14 dias de isolamento. As mesmas medidas serão aplicadas aos funcionários responsáveis pelo transporte das bagagens.

O pessoal da área da Saúde será levado para o alto de Coloane para fazer desinfeção, ficando sujeitos a vigilância médica, durante 14 dias. Se for necessário poderão ficar no alojamento dos trabalhadores de emergência de saúde pública.

Há 31 dias sem novos casos de infeção, Macau registou dez doentes, tendo todos já recebido alta hospitalar.

A epidemia de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo nove em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 55 mil recuperaram.

Além de 3.042 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça, Espanha, Reino Unido e Países Baixos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório