Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

"Obrigado pela confiança que depositaram em nós", diz Boris Johnson

Os Conservadores ganharam as eleições com maioria absoluta. Boris Johnson foi investido novamente como primeiro-ministro.

"Obrigado pela confiança que depositaram em nós", diz Boris Johnson
Notícias ao Minuto

15:11 - 13/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

�Esta manhã fui ao Palácio de Buckingham e vou formar um novo governo. Na segunda-feira, os deputados vão chegar a Westminster para formar um novo parlamento. Estou orgulhoso por dizer que os membros do nosso novo governo de uma nação, governo do povo, vêm de círculos eleitorais que nunca tiveram um deputado conservador por 100 anos. Claro, vão ter um mandato desta eleição para concretizar o Brexit e vamos honrar esse mandato até 31 de janeiro”, começou por dizer Boris Johnson no primeiro discurso após ser investido como primeiro-ministro.

"Quero falar diretamente com aqueles que tornaram isto possível e com todos aqueles que votaram em nós pela primeira vez. Aqueles que ouviram as vozes dos pais e dos avós. Obrigado pela confiança que depositaram em nós e em mim pessoalmente", frisou. À porta de Downing Street, o governante garantiu que "essa confiança vai ser paga e vou conseguir compensar-vos pelo vosso voto de confiança".

"Quanto aos que não votaram nos Conservadores e que se querem permanecer na União Europeia, nós nesta nação, no governo Conservador, nunca vamos ignorar os vossos sentimentos e as vossas aspirações. É precisamente quando estamos prestes a sair da UE, que esses sentimentos naturais encontram uma expressão renovada", continua.

"Exorto francamente a todos de ambos os lados, após três anos e meio, de uma discussão cada vez mais árida, peço a todos que encontrem paz de espírito e deixem a cicatrização começar", urgiu.

Boris Johnson, apelou ainda que sobre o tema do Brexit para que os cidadãos encontrem "uma forma de fazer as pazes com o assunto".  "A prioridade estrondosa dos cidadãos britânicos - e eu ouvi-a em todo o país - é desenvolver o Sistema Nacional de Saúde. Vamos unir e subir o nível", acrescentou.

Após cinco semanas de campanha, "sinceramente o país precisa de uma pausa da discussão, uma pausa da política, uma pausa permanente de falar do Brexit", precisa de se unir e de voltar aos assuntos que interessam. "De ter um parlamento que sirva as pessoas", remata.

Recorde-se que partido Conservador obteve nas eleições desta quinta-feira a maior vitória dos últimos 30 anos, elegendo 364 membros da Câmara dos Comuns, mais 66 do que na anterior legislatura, segundo os resultados oficiais de 649 de 650 circunscrições. Para o Partido Trabalhista, principal partido da oposição, o desfecho não foi tão feliz, pois conheceu a maior derrota do pós-guerra, elegendo 203 deputados (menos 42).

A terceira força política é o Partido Nacionalista Escocês (SNP), que elegeu 48 deputados (mais 13) dos 59 a que a Escócia tem direito na Câmara dos Comuns, seguido dos Liberais Democratas, que elegeram 11 deputados (menos um).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório