Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Trump assegura que EUA não vão vender os aviões F-35 à Turquia

O presidente Donald Trump assegurou hoje que os Estados Unidos não vão vender os aviões furtivos F-35 à Turquia, após Ancara ter decidido adquirir à Rússia um sistema de defesa de mísseis que já começou a ser entregue.

Trump assegura que EUA não vão vender os aviões F-35 à Turquia

A administração da Casa Branca referiu por diversas vezes à Turquia que iria cancelar a compra dos F-35 caso Ancara adquirisse o sistema de defesa aéreo russo S-400, pelo facto de ser incompatível com as defesas da NATO e poder revelar informação sensível sobre as tecnologias do F-35. A Turquia é um Estado-membro da NATO.

Trump responsabilizou a anterior administração de Barack Obama por nunca ter alcançado um acordo para a venda do sistema de defesa de mísseis norte-americano à Turquia.

O presidente revelou que a Turquia encomendou mais de 100 F-35 mas não pode concretizar o negócio de milhares de milhões de dólares porque o Estado-membro da Aliança adquiriu o sistema de mísseis russo.

No entanto Trump insistiu nas "boas relações" entre Washington e Ancara após as primeiras entregas dos S-400, e referiu-se a uma "situação muito complexa", optando por uma crítica menos incisiva a Ancara, ao contrário da anteriores do chefe designado do Pentágono, Mark Esper, que se referiu a uma decisão "má e dececionante".

"Eles [os turcos] estão numa situação muito difícil", acrescentou o inquilino da Casa Branca, no decurso de uma reunião do governo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório