Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia aguarda mísseis russos

O Presidente da Turquia disse hoje que a entrega de mísseis de defesa aérea russos está para breve, o que a acontecer torna este contrato no primeiro do género entre um membro da NATO e a Rússia.

Turquia aguarda mísseis russos
Notícias ao Minuto

14:42 - 29/06/19 por Lusa

Mundo NATO/Rússia

Recep Tayyip Erdogan, antes de iniciar um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, à margem da cimeira do G20 em Osaka, Japão, afirmou que o acordo é uma prioridade e que a entrega dos sistemas de defesa aérea S-400 deve começar em julho.

Os EUA exortaram veementemente a Turquia, membro da NATO, a retirar-se do acordo, mas Ancara recusou-se a ceder e a primeira receção do armamento deverá acontecer no próximo mês.

Por sua vez, aos jornalistas, Putin saudou o crescimento do comércio bilateral e o aumento do fluxo de turistas russos para a Turquia.

A Rússia e a Turquia coordenaram as suas ações na Síria, assinando um acordo de redução da presença militar na província de Idlib, no noroeste, a última grande fortaleza rebelde.

O acordo foi recentemente testado pelo aumento dos combates, aumentando a perspetiva de uma ofensiva do Governo e uma grave crise humanitária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório