Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pentágono "dececionado" com a compra de mísseis russos pela Turquia

O novo chefe do Pentágono, Mark Esper, considerou hoje que a decisão da Turquia em dotar-se de mísseis russos S-400 apesar da oposição dos Estados Unidos é "má e dececionante", sem precisar as intenções para responder à medida.

Pentágono "dececionado" com a compra de mísseis russos pela Turquia
Notícias ao Minuto

17:58 - 16/07/19 por Lusa

Mundo EUA

"São aliados na NATO, são aliados de longa data e muito capazes, mas a sua decisão sobre os S-400 é má e dececionante", declarou Esper perante os eleitos do Senado que examinam a sua designação como novo secretário da Defesa dos EUA.

"É muito desmoralizante ver até que ponto entraram numa deriva nos últimos anos", acrescentou.

As declarações de Esper constituíram as primeiras reações oficiais do Pentágono após a Turquia ter começado a receber na passada sexta-feira as primeiras entregas do sistema de mísseis antiaéreos S-400 russos, que os Estados Unidos consideram incompatíveis com os dispositivos da NATO, da qual Ancara é Estado-membro.

O Congresso norte-americano já votou diversas resoluções que exortam o Governo a impor sanções à Turquia caso não renuncie aos mísseis russos, mas nenhum eleito questionou Esper sobre um eventual anúncio de sanções pela administração da Casa Branca.

Washington considera existir o risco de os S-400 permitirem à Rússia a obtenção de diversos segredos tecnológicos do novo avião furtivo norte-americano F-35, que a Turquia também pretende adquirir.

No início de junho, o Pentágono emitiu um ultimato a Ancara e forneceu um prazo até 31 de julho para renunciar aos mísseis russos, e ameaçou com a exclusão total da Turquia do programa F-25, incluindo a expulsão dos seus aviadores que estão a receber treino em território norte-americano.

Esper, que em junho sucedeu a Patrick Shanahan como secretário da Defesa interino, deverá obter o acordo do Congresso para a sua designação definitiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório