Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Kosovo impede entrada de sérvios acusando-os de desinformação

O Kosovo proibiu a entrada no seu território de responsáveis sérvios devido à "constante propaganda e desinformação" de Belgrado, anunciou o ministério kosovar das Relações Exteriores.

Kosovo impede entrada de sérvios acusando-os de desinformação
Notícias ao Minuto

13:01 - 04/07/19 por Lusa

Mundo Kosovo

Behgjet Pacolli acusou Belgrado de fomentar "uma crise alegadamente humanitária no norte de Kosovo, que ameaça a população sérvia" residente na área.

No final de junho, Belgrado colocou tropas em alerta depois de terem sido divulgadas informações sobre a entrada da polícia do Kosovo nas regiões habitadas maioritariamente por sérvios, na antiga província da Sérvia.

De acordo com a televisão estatal sérvia, a polícia especial do Kosovo "irrompeu" na região norte do país tendo efetuado várias detenções, o que provocou a decisão do Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, de ordenar o estado de prontidão às tropas de Belgrado.

As relações entre a Sérvia e o Kosovo registaram um agravamento em 2018, quando o Kosovo decidiu impor taxas aduaneiras de 100% a todos os produtos provenientes da Sérvia até que Belgrado reconheça a sua soberania.

Cerca de 120 mil sérvios residem no norte do Kosovo desde o final da guerra de 1998-99, mas permanecem fiéis a Belgrado e querem mais autonomia, provocando fortes tensões na região.

Belgrado estima que o aumento de 100% dessas taxas sobre os produtos sérvios levou a carências de produtos alimentares e de medicamentos na região.

Pristina argumentou que a Sérvia está "a instrumentalizar" a crise, sublinhando que os produtos alimentares kosovares estão "largamente disponíveis" na região em pontos de venda especiais.

Embora as autoridades kosovares quase nunca visitem a Sérvia, as autoridades sérvias, especialmente as responsáveis pelo Kosovo, visitam regularmente a antiga província sérvia para se encontrarem com as comunidades que lá vivem.

Apesar de já terem passado 20 após o fim da guerra e dez anos após a independência do Kosovo, as relações entre Belgrado e Pristina ainda são um dos obstáculos para o processo de adesão dos dois países à UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório