Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Presidente iraniano insta União Europeia a salvar acordo nuclear

O Presidente do Irão, Hassan Rouhani, alertou hoje que há um tempo limitado para salvar o acordo nuclear assinado pelo seu país com as potências mundiais, insistindo no papel que os países europeus podem ter.

Presidente iraniano insta União Europeia a salvar acordo nuclear
Notícias ao Minuto

12:29 - 17/06/19 por Lusa

Mundo Hassan Rouhani

"A situação atual é muito crítica e a França e as outras partes do acordo ainda têm uma oportunidade muito limitada de desempenhar o seu papel histórico para salvar o acordo", salientou Rouhani, frisando que a destruição do acordo não é do interesse de ninguém.

"Não há dúvida de que o colapso do acordo não será benéfico para o Irão, a França, a região e o mundo", acrescentou o Presidente iraniano.

Rouhani fez estas declarações num encontro com o novo embaixador francês em Teerão, Philippe Thiebaud.

Em 10 de junho, o Presidente iraniano lamentou que a Europa não tenha "tomado qualquer medida prática" para salvar o acordo nuclear de 2015 após a retirada do tratado, em maio do ano passado, dos Estados Unidos.

"Ao longo do ano passado, apesar da postura política relativamente apropriada, não vimos nenhuma ação séria por parte da Europa ou uma medida prática", denunciou Rouhani.

Os EUA retiraram-se unilateralmente do acordo nuclear e voltaram a impor sanções ao Irão no ano passado, apesar dos restantes países - Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha - continuarem a apoiar o acordo.

Perante a ineficiência das medidas adotadas pelos europeus para contrariar as sanções norte-americanas, o Irão fez no dia 08 de maio um ultimato de 60 dias para que sejam garantidos os seus interesses económicos, caso contrário, irá suspender a aplicação de outras das suas obrigações nucleares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório