Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Serviços europeus e norte-americanos precisam de cooperar

O director da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês) dos EUA, disse esta quarta-feira que os serviços de informações norte-americanos e europeus precisam de trabalhar em conjunto e ultrapassar a disputa actual.

Serviços europeus e norte-americanos precisam de cooperar
Notícias ao Minuto

22:52 - 30/10/13 por Lusa

Mundo NSA

O general Keith Alexander, diretor da NSA, recusou, durante uma conferência sobre cibersegurança em Washington, confirmar ou negar notícias que indicam que a sua agência escutou a chancelar alemã, Angela Merkel. Mas sugeriu que todos os governos, e não apenas o dos EUA, espiam os líderes estrangeiros, enquanto apelou à cooperação contra o terrorismo e ameaças no ciberespaço.

Alexander citou comentários do antigo chefe da agência de espionagem interna francesa, Bernard Squarcini, que afirmou à imprensa francesa que os governos dos dois lados do Atlântico espiavam-se uns aos outros.

"Se assumirmos que Squarcini está certo, que todos espiam todos, a questão real é a de saber o que de facto pode fazer mal aos nossos países", afirmou.

"Concordamos que é o terrorismo e os ciberataques. Portanto, a questão, de uma perspetiva política, é a de saber se há um caminho melhor para avançar", afirmou.

"Penso que nos devemos sentar e falar", sintetizou Alexander.

Tanto o diretor da NSA como esta agência têm estado no centro de uma polémica generalizada desencadeada pelas revelações do seu antigo subcontratado Edward Snowden, que expôs a dimensão da espionagem digital pelos EUA.

Entretanto, esta quarta-feira regressou a Bruxelas a delegação do Parlamento Europeu que tinha ido a Washington, onde se reuniu, durante três dias, com congressistas e dirigentes políticos, sem que tenha esclarecido as suas dúvidas.

"Temos mais informação, mas não temos respostas claras sobre se houve uma espionagem indiscriminada e massiva a cidadãos europeus. Estas respostas não as temos", afirmou o eurodeputado espanhol Salvador Sedó, na conferência de imprensa para apresentação das conclusões da viagem.

Por outro lado, o diário The Washington Post noticia esta quarta-feira que a NSA infiltrou-se em centros de dados da Google e Yahoo, em todo o mundo, o que lhe permitiu aceder a centenas de milhões de contas dos seus utilizadores.

A informação é baseada na documentação pertencente a Snowden, que está asilado na Federação Russa.

Um registo secreto datado de 09 de janeiro de 20133 revela que a NSA envia todos os dias milhões de registos das redes internas da Yahoo e Google para a sua sede, em Fort Meade, nos arredores de Washington.

Durante 30 dias, a NSA processou mais de 181 milhões de novos registos, que incluem desde informação sobre o emissor e destinatário de uma mensagem de correio eletrónico até dados sobre o seu conteúdo.

A ferramenta principal para a NSA fazer esta recolha é um projeto denominado Muscular, operado em conjunto com o centro de escutas britânico GCHQ, ainda segundo a publicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório