Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Caminhos-de-Ferro de Luanda suspendem circulação dos dois únicos comboios

A direção dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) suspendeu a circulação dos dois comboios obrigatórios por lei, em caso de greve, por alegada questão de segurança, indicou hoje a empresa.

Caminhos-de-Ferro de Luanda suspendem circulação dos dois únicos comboios
Notícias ao Minuto

09:25 - 25/04/19 por Lusa

Mundo Segurança

Os trabalhadores dos CFL estão em greve, por tempo indeterminado, desde 18 deste mês e estavam a assegurar até quarta-feira os serviços mínimos, como exigido por lei.

Em nota distribuída à imprensa, o CFL refere que não tem data para o retorno à circulação, alegando o Conselho de Administração que um dos comboios circulou sem a devida autorização do Posto de Comando, situação que colocou em risco a segurança pública nas passagens de nível.

Segundo a administração da empresa, a greve em curso há uma semana tem sido marcada por atos de desobediência das normas de segurança, que colocam em risco a vida dos passageiros e dos trabalhadores.

A empresa lamenta os atos de desobediência que têm levado os grevistas a interditarem ilegalmente a entrada nas oficinas gerais dos demais trabalhadores que não aderiram à greve, impedindo a manutenção preventiva e corretiva necessária à segurança durante a circulação dos comboios.

De acordo com os CFL, os serviços mínimos têm sido realizados à revelia, sem qualquer concertação com a administração da empresa e sem a obediência de horários, ou seja, quando se verifica maior afluência de passageiros nas estações.

O Conselho de Administração dos CFL reitera a sua abertura ao diálogo, que até agora tem sido rejeitado de forma unilateral pelos grevistas.

Esta é a segunda fase uma greve desencadeada por trabalhadores dos CFL, depois da primeira, de 14 dias, em janeiro deste ano, desta vez pelo incumprimento do acordo alcançado naquela altura, essencialmente para o aumento salarial em 80% exigido no caderno reivindicativo de 19 pontos.

Os grevistas acusam a empresa de ter cumprido apenas um dos pontos, como o aumento do subsídio de alimentação, enquanto a empresa considera injustificada esta nova greve, por já terem sido já atendidos oito dos 19 pontos, estando em fase de resolução outros sete e por chegar a acordo o aumento salarial na ordem dos 80%.

Em comunicado, a que a Lusa teve então acesso, o CFL diz que "o aumento dos salários será feito de forma faseada, dependendo do aumento da produtividade da empresa, através do plano de negócios reestruturado e da aplicação do novo tarifário a ser definido pelo Governo".

Por altura da declaração de greve, os CFL divulgaram um comunicado no qual descreveu a atual situação financeira, sublinhando que recebe mensalmente do Orçamento Geral do Estado 102 milhões de kwanzas (285.117 euros) como subsídio operacional, que cobre apenas 83% do fundo salarial,

Adicionados àquele valor, a empresa tem como receitas próprias 30 milhões de kwanzas (83.858 euros) para fazer face a todas as despesas mensais que estão estimadas em 280 milhões de kwanzas (782.675 euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório