Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Bélgica não quer que Reino Unido use extensão para "chantagear os 27"

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, defendeu hoje que o Reino Unido não pode usar uma extensão do Brexit para chantagear a União Europeia, fazendo depender um novo adiamento do bom funcionamento do bloco comunitário.

Bélgica não quer que Reino Unido use extensão para "chantagear os 27"
Notícias ao Minuto

18:21 - 10/04/19 por Lusa

Mundo Brexit

"Um adiamento do Brexit deve ser concedido se o Reino Unido o pedir, e tendo como condição a garantia do bom funcionamento da UE. Não seria aceitável que essa extensão fosse utilizada pelo Reino Unido, amanhã ou depois, para chantagear os 27 na negociação sobre a relação futura", indicou.

O primeiro-ministro belga foi hoje o anfitrião em Bruxelas de uma "reunião de coordenação" dedicada a discutir os preparativos em curso para uma saída desordenada do Reino Unido do bloco comunitário, que reuniu os seis países do mar do Norte, ou seja, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Holanda, França e Irlanda.

No final da reunião, prévia à cimeira europeia, Michel sublinhou que os seis países devem coordenar-se no futuro em relação ao funcionamento dos serviços aduaneiros, de estações e portos, às inspeções fitossanitárias e outras questões.

"Considerámos que era importante acordar uma liderança política quanto à coordenação para garantir a unidade dos 27, que têm todo o interesse em que os efeitos negativos de um Brexit mais ou menos duro sejam o mais limitados possível. Vamos tentar evitar o risco de turbulências", revelou.

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 vão analisar hoje, a dois dias da nova data do Brexit, o segundo pedido de prorrogação do Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, aquele que estabelece um período de dois anos para as negociações de saída de um Estado-membro, até 30 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório