Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Gata 'despejada' de loja do Alasca onde vivia há mais de seis anos

Os donos da loja foram notificados de que a presença da gata viola os padrões de segurança alimentar.

Notícias ao Minuto

10:31 - 05/03/19 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Uma gata, chamada Stormy, que vive há mais de seis anos como mascote de uma loja numa zona remota do estado norte-americano do Alasca, está a ser forçada a sair do estabelecimento. Os proprietários foram notificados por agentes da Food Safety and Sanitation Program (o equivalente local da ASAE portuguesa) de que a presença do animal violava os padrões de segurança alimentar.

A Fritz Creek General Store, na cidade de Homer, tem sido a casa de Stormy desde 2012. A gata preta, com ligeiro excesso de peso, pode ser vista normalmente a aninhar-se numa das cadeiras de madeira da loja ou pedir aos clientes para lhe fazerem festas na cabeça.

A 'ASAE' estatal recebeu uma queixa sobre a presença do animal e um dos agentes viu Stormy na loja. O código de segurança alimentar proíbe animais em estabelecimentos que sirvam comida, exceptuando cães polícia ou cães-guia. Aplicar a lei de proibição de animais não costuma estar nas prioridades dos agentes, conta a Associated Press, mas como existiu uma queixa e o agente viu a situação, foram obrigados a tomar medidas.

No entanto, os clientes habituais da loja, como Linda Chamberlain, não ficaram satisfeitos com a decisão. Para a mulher, Stormy faz parte da cultura da comunidade rural, referindo ainda que várias pessoas visitam a loja apenas para cumprimentar a gata.

Para Linda certos regulamentos podem funcionar nas zonas metropolitanas, mas tal não se aplica em outras áreas específicas, como é o caso. Outro homem, Al Breitzman, referia ainda que Stormy até poderia tornar a loja mais higiénica, pois ajudava a reduzir a população de roedores.

A irmã de um dos proprietários da loja, confirmou que Stormy vai viver com a família em casa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório