Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro britânico assina ordem de extradição de multimilionário indiano

O ministro do Interior britânico, Sajid Javid, assinou a ordem de extradição para a Índia de Vijay Mallya, um multimilionário indiano da cerveja e dos transportes aéreos suspeito de fraude e desvio de fundos, indicou hoje o governo britânico.

Ministro britânico assina ordem de extradição de multimilionário indiano
Notícias ao Minuto

20:20 - 04/02/19 por Lusa

Mundo Sajid Javid

A justiça britânica tinha autorizado em dezembro a extradição e só faltava a assinatura do ministro para ser executada.

"Depois de ter examinado as questões apropriadas, o ministro assinou [no domingo] a ordem de extradição de Vijay Mallya para a Índia", declarou à AFP o porta-voz do Ministério do Interior.

Vijay Mallya é acusado na Índia de conspiração para cometer fraude, falsas declarações e lavagem de dinheiro.

O empresário, de 63 anos, tem duas semanas para apelar da decisão do ministro.

Presidente do grupo UB Group, que detém a marca de cerveja Kingfisher, Vijay Mallya fugiu para o Reino Unido em 2016, deixando atrás de si dívidas superiores a mil milhões de dólares, correspondentes a empréstimos concedidos pelos bancos públicos à transportadora aérea Kingfisher Airlines, que faliu.

O empresário contesta as acusações feitas contra si e a sua extradição, mas, durante uma audiência em dezembro, a juíza Emma Arbuthnot considerou que ele não tinha demonstrado transparência junto dos bancos em relação à utilização dos fundos.

Estes eram destinados a financiar a Kingfisher Airlines, mas acabaram utilizados na antiga equipa de Fórmula 1, a Force India.

Segundo a juíza, os banqueiros teriam sucumbido ao charme de um multimilionário com comportamento de 'playboy'.

Conhecido pelo seu estilo extravagante, Vijay Mallya encarnou durante algum tempo um sucesso espalhafatoso e era conhecido como 'o rei do bom tempo'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório