Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Moção de censura chumbada. May resiste na liderança do governo britânico

Os deputados da Câmara dos Comuns votaram a moção apresentada pela oposição.

Moção de censura chumbada. May resiste na liderança do governo britânico
Notícias ao Minuto

19:15 - 16/01/19 por Fábio Nunes

Mundo Reino Unido

A moção de censura ao governo liderado por Theresa May foi chumbado pelos deputados do parlamento britânico na tarde desta quarta-feira, de acordo com a BBC. 325 deputados votaram contra a moção de censura e 306 deputados votaram a favor da moção, que foi apresentada ontem por Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista.

O desfecho desta votação já era previsto pelos analistas políticos que acreditavam que a primeira-ministra e o seu governo iriam resistir a esta moção de censura. No entanto, a votação foi mais renhida do que o esperado, com o governo a sair vencedor por apenas 19 votos.

Depois de serem conhecidos os resultados da votação, Theresa May falou ao parlamento. "Estou satisfeita por esta Câmara ter expressado a sua confiança no governo", começou por dizer a primeira-ministra. 

"Estou pronta para cumprir o Brexit", acrescentou May, que convidou os líderes dos partidos com assento parlamentar para reuniões onde será discutida a forma de resolver o impasse com o Brexit. Essas reuniões vão começar já esta noite. May referiu que vai abordar as reuniões com os líderes dos partidos com um "espírito construtivo". 

Já Jeremy Corbyn impôs uma condição antes de se reunir com Theresa May. "O governo tem de evitar a perspetiva de um Brexit sem acordo, que seria catastrófico para o país", destacou. 

Resta saber se o governo liderado por May vai afastar a hipótese de um 'hard Brexit', à medida que se aproxima a data limite para o Reino Unido deixar a União Europeia, o dia 29 de março. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório