Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

José Castelo Branco. Todos os pormenores do caso que chocou o país

O nome do socialite tem sido muito citado, especialmente nestes últimos dias, depois de ter sido acusado de violência doméstica contra a mulher, Betty Grafstein. Hoje é o Tema da Semana do Fama ao Minuto.

José Castelo Branco. Todos os pormenores do caso que chocou o país
Notícias ao Minuto

13:13 - 10/05/24 por Notícias ao Minuto

Fama Tema da Semana

Foi no início de maio que se ficou a saber de uma queixa contra José Castelo Branco apresentada ao Ministério Público e que o caso está a ser investigado. 

Betty Grafstein, de 95 anos, deu entrada no Hospital CUF Cascais no passado dia 20 de abril e continua internada. E foi na unidade hospitalar que a designer de joias disse que tem sido vítima de agressão por parte do companheiro. 

Na altura em que foi noticiada a queixa de violência doméstica contra a mulher, José Castelo Branco desmentiu e condenou a acusação alegando tratar-se de uma "calúnia"

Leia Também: José Castelo Branco diz que acusação vem de "inimigo de décadas"

Em chamada telefónica para o 'Linha Aberta', da SIC, referiu, na altura, que tinha continuado a visitar a mulher no hospital depois de a queixa ter sido apresentada. 

Dias depois de o caso se ter tornado público, Abel Dias, amigo de Betty, esteve à conversa com Manuel Luís Goucha após ter denunciado alguns comportamentos de Castelo Branco, afirmando que o socialite é um "aldrabão convicto". "Ele era malcriado com ela, pouco atencioso", disse ainda. 

Também Pedro Pico, que está neste momento a residir em casa de Betty em Sintra, divulgou um vídeo onde mostra uma discussão com Castelo Branco (e com agressões). 

Betty

Betty "obrigou o filho a não falar" sobre agressão de José Castelo Branco

Declarações de Pedro Pico, o homem que surge a ser agredido pelo socialite no vídeo que se tornou viral.

Notícias ao Minuto | 22:46 - 07/05/2024

Na passada terça-feira, dia 7 de maio, quando estava a caminho do 'Dois às 10' para uma entrevista, José Castelo Branco foi detido para primeiro interrogatório judicial. Nesse mesmo dia foi levado para a GNR de Alcabideche e depois para o Tribunal de Sintra. Devido à greve na Justiça, o socialite acabou por regressar à GNR de Alcabideche cerca de duas horas depois porque o interrogatório tinha sido adiado. 

Leia Também: Detido, Castelo Branco veio à janela. Advogado diz que "ele está animado"

O caso foi muito comentado em programas das televisões nacionais, como no 'Dois às 10'. No 'Casa Feliz' falaram com António Leal e Silva e Zulmira Garrido sobre a polémica. 

"Tranquilo" e "animado", Castelo Branco passou noite na GNR. Que se sabe?

O socialite foi detido na manhã de terça-feira, dia 7 de maio. Está acusado de violência doméstica contra a mulher, Betty Grafstein, de 95 anos.

Inês de Brito Martins | 08:21 - 08/05/2024

José Castelo Branco passou a noite na GNR de Alcabideche e foi ouvido pelo juiz no Tribunal de Sintra no dia seguinte, na quarta-feira, dia 8 de maio. Também foi ouvida em tribunal a gravação do depoimento de Betty Grafstein, que disse sobre Castelo Branco: "Ele é um abutre e fez isto, ele empurrou-me, abanou-me, empurrou-me para a frente e para trás e fez uma grande cena e empurrou-me, foi ele que fez isto"

Entretanto, Castelo Branco foi libertado mas com medidas de coação. O negociador de arte fica sujeito a meios técnicos de controlo à distância (pulseira eletrónica) e está proibido de se aproximar de Betty. 

Logo após sair em liberdade, conversou com a CNN Portugal e voltou a desmentir as acusações. "Jamais podia agredir a pessoa que mais amo".

Castelo Branco em liberdade: Primeiras palavras (e o que está em causa?)

Castelo Branco em liberdade: Primeiras palavras (e o que está em causa?)

O socialite foi ouvido ontem pelo juiz e libertado, não podendo aproximar-se da mulher, Betty Grafstein.

Notícias ao Minuto | 08:28 - 09/05/2024

Mas não ficou por aqui e, na manhã de quinta-feira, foi ao 'Dois às 10' para falar com Cláudio Ramos e Cristina Ferreira. Mas antes, conversou novamente com a CNN Portugal.

Já no 'Dois às 10', continuou a negar as acusações de violência doméstica e todas as outras queixas e informações que foram avançados contra o socialite, incluindo a suposta queixa que o filho de Betty teria apresentado há vários anos. Além disso, ouviu em direto o áudio de Betty e reagiu ao mesmo, reconhecendo a voz da mulher, mas insistindo que era "manipulação". 

"Fizeram uma lavagem cerebral", alegou, referindo-se à companheira. "Os médicos quiseram-me afastar", disse ainda, alegando também que está a ser vítima de uma "cabala". 

José Castelo Branco, a entrevista: Desmente tudo e reage a áudio de Betty

José Castelo Branco, a entrevista: Desmente tudo e reage a áudio de Betty

O socialite esteve esta quinta-feira à conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos no 'Dois às 10', da TVI.

Notícias ao Minuto | 13:30 - 09/05/2024

A polémica com Pedro Pico também foi comentada por Castelo Branco no programa das manhãs da TVI, tendo destacado: "Eu ia matar a Betty para casar com uma aventesma?"

Sobre o filho, Guilherme, disse que este "ficou muito triste" após a denúncia de violência doméstica e que "chorou copiosamente". De recordar que a agente de Castelo Branco já tinha partilhado com o Fama ao Minuto que Guilherme "está desolado"

Leia Também: Nuno Markl sobre Castelo Branco: "Tem sido um 'bully' para aquela mulher"

Na noite de quinta-feira voltou a falar, novamente para a CNN Portugal, insistindo que Betty caiu mais do que uma vez no dia em que foi internada e negando as acusações de agressão. 

Castelo Branco dá nova entrevista e é confrontado com todas as denúncias

Castelo Branco dá nova entrevista e é confrontado com todas as denúncias

O socialite foi entrevistado por Sandra Felgueiras no 'Jornal Nacional', da TVI.

Notícias ao Minuto | 21:07 - 09/05/2024

No meio de todas as informações sobre a detenção e acusação contra José Castelo Branco, noticiaram que o estado de saúde de Betty tinha piorado e, por isso, foi transferida para os cuidados intensivos do Hospital CUF Tejo na quarta-feira, dia 8 de maio. 

Leia Também: Joana Marques 'acompanha' caso de Castelo Branco e reage a entrevistas

Leia Também: Caso de Castelo Branco leva internet a recordar vídeos antigos do casal

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório