Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

José Castelo Branco, a entrevista: Desmente tudo e reage a áudio de Betty

O socialite esteve esta quinta-feira à conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos no 'Dois às 10', da TVI.

José Castelo Branco, a entrevista: Desmente tudo e reage a áudio de Betty
Notícias ao Minuto

13:30 - 09/05/24 por Notícias ao Minuto

Fama José Castelo Branco

Depois de ter sido detido na passada terça-feira, José Castelo Branco esteve no 'Dois às 10', da TVI, esta quinta-feira, dia 9 de maio, após ter conhecido as medidas de coação. O socialite - acusado de violência doméstica contra a mulher - ficará sujeito a meios técnicos de controlo à distância (pulseira eletrónica), e está proibido de se aproximar e de contactar Betty Grafstein.

Logo no início da entrevista, Cristina Ferreira fez questão de destacar: "É de todas as vezes que te recebemos em programas de televisão a mais difícil de todas e a mais triste de todas. Enquanto não soubermos a verdade não te condenamos, mas se um dia isso acontecer, serás para nós os dois uma desilusão". 

Ao questionar, de seguida, José Castelo Branco sobre se tem noção do que o estão a acusar, o socialite respondeu: "É de uma gravidade que não tem explicação". 

A celebridade reconhece que "estava sempre em cima dos médicos a perguntar o que se passava", e que esteve sempre a "defender Betty, a protegê-la". 

Questionado sobre se foi agressivo com os médicos, José Castelo Branco afirmou: "Não fui agressivo, seria agressivo em palavras. 'O que é que está a fazer?'... Eu acompanho a Betty em todos os internamentos. Questionava constantemente porque [eles] estavam a [fazer algo errado]. No primeiro dia em que chego depois de deixar a Betty internada, a Betty estava dopada. Perguntei o que é que deram [à minha mulher]?"

"Eu sei, aí falhei, mas não falhei com a minha mulher. Tento sempre defender a Betty. A minha grande preocupação não é esta cruz que eu estou a carregar neste momento", acrescentou, alegando que nunca foi agressivo para a mulher na forma de falar. 

"Falava para a Betty de uma forma diferente. Para quem não conhece [pode ser agressivo], mas não é", afirmou. "Fiz tudo por amor, para levantá-la... Não quis nunca aceitar que pudesse perder a Betty e que a Betty pudesse envelhecer. Nunca quis aceitar isso. Queria que a Betty continuasse", acrescentou. 

Referindo-se ao facto de Betty ter ido ao batizado da neta Constança sem recurso a uma cadeira de rodas, explicou que "as coisas não foram organizadas". "Havia a cadeira de rodas, só que o automóvel que nos ia levar estava cheio de malas", disse, negando que tenha sido o próprio a obrigar a mulher a não usar a cadeira de rodas. "Fiquei em pânico quando me apercebi de que ela tinha de percorrer aquele caminho todo", continuou. 

Em relação ao relatório médico acerca da acusação de violência doméstica - em que Betty diz: "eu não o quero por perto, ele fez-me isto, eu estou assim porque ele me empurrou e isto é uma coisa que não é de hoje" -, Cristina quis saber o porquê de Betty dizer tais palavras. 

Os médicos quiseram-me afastar porque sou muito chato, porque sou muito intenso (...) A cabala não foi dos médicos, a cabala foi outra coisa, outra história... depois as duas uniram-se

"Quando li isso, disse: 'Isto não é a Betty que eu conheço'. A Betty sofreu muito no primeiro casamento. O pai do filho da Betty foi extremamente violento com a Betty - estou a dizer pela primeira vez", respondeu José Castelo Branco, acrescentando que, alegadamente, Betty apresentou uma queixa contra o ex-marido mas "na altura não condenavam". 

Além disso, referiu que "não confia" no relatório médico. "Os médicos quiseram-me afastar porque sou muito chato, porque sou muito intenso. Não queria que aquele médico fosse o médico da Betty, para começar. Eu disse aos enfermeiros", continuou. "A cabala não foi dos médicos, a cabala foi outra coisa, outra história... depois as duas uniram-se", acusou ainda.

José Castelo Branco frisou que acredita que "fizeram uma lavagem cerebral" à companheira de cerca de 30 anos. "Não pode dizer uma coisa dessas, eles meteram-lhe isso na cabeça. Como é que posso saber como é que ela fraturou o fémur se ela me caiu três vezes nesse dia?"

Ela, no dia anterior a entrar no hospital, não reconheceu o Guilherme [filho de José Castelo Branco]

Os apresentadores questionaram ainda se o socialite tinha presenciado alguma vez possíveis episódios de demência, e a celebridade alegou que "teve umas semanas antes". Castelo Branco alega que a mulher disse que estava a ver homens a cortar árvores quando estavam no hotel e que tal, supostamente, não correspondia à verdade. "Eu aí disse: 'Betty, por favor, o que é que está a acontecer contigo. Era a forma que tinha de a acordar"

Além disso, a celebridade explicou que não partilhou esses episódios de demência com os médicos quando a mulher foi internada porque "nem lhe passou pela cabeça".

Mas não ficou por aqui e disse também: "Ela, no dia anterior a entrar no hospital, não reconheceu o Guilherme [filho de José Castelo Branco]. E é o Guilherme que lhe dá o jantar quando eu estou a fazer-lhe o espetáculo"

Castelo Branco:

Castelo Branco: "Eu ia matar a Betty para casar com uma aventesma?"

José Castelo Branco deu uma entrevista ao programa 'Dois às 10', na TVI.

Notícias ao Minuto | 13:41 - 09/05/2024

"Ele é um abutre e fez isto, ele empurrou-me, abanou-me"

Durante a entrevista, foi ainda partilhado o áudio de Betty com as acusações ao marido. "Porque ele é um abutre e fez isto, ele empurrou-me, abanou-me, empurrou-me para a frente e para trás e fez uma grande cena e empurrou-me, foi ele que fez isto", ouve-se Betty dizer. 

"É a voz da Betty. Há manipulação! Não sei [porque é que ela diz isto]", reagiu de seguida Castelo Branco. "Querem-me separar da Betty e querem que a Betty morra sozinha", comentou ainda. 

José Castelo Branco partilhou também que não fala com o filho de Betty, Roger, há algum tempo apesar de, diz, lhe ter mandado mensagens "desde o primeiro internamento". No entanto, acrescenta, Roger "nunca respondeu", mas "começou a falar com a mãe depois de a mãe estar nos cuidados intermédios". "Não sei se falou com a mãe antes", indicando que Roger "sempre teve raiva da mãe". 

Quando se quer enterrar alguém aparece de todo o lado. Os inimigos disparam de todo o lado

José Castelo Branco foi depois questionado sobre o muito falado episódio em que Betty andou com uma pala. Surgiram alegações de que foi Castelo Branco quem a agrediu na altura, mas este desmente e diz que a mulher foi contra uma porta de vidro numa loja. E desmente ainda o episódio anteriormente falado de que o filho de Betty, Roger, veio a Portugal no início dos anos 2000 por causa de uma alegada agressão de Castelo Branco contra a mulher. 

Sobre as declarações que surgiram entretanto de empregados que dizem ter presenciado agressões a Betty por parte de Castelo Branco, o socialite nega tudo. "Quando se quer enterrar alguém aparece de todo o lado. Os inimigos disparam de todo o lado", lamentou. 

José Castelo Branco:

José Castelo Branco: "O meu filho chorou copiosamente com o caso"

O socialite falou da reação de Guilherme ao saber das acusações contra o pai.

Notícias ao Minuto | 13:42 - 09/05/2024

José Castelo Branco afirmou que "nunca" houve nenhum episódio de violência e que Betty não tinha telemóvel por opção própria e não porque lho retirou. "Não tinha telemóvel porque ela não queria. Ela já teve telemóvel e deixou de usar quando começou a cegar"

O marchand de arte também desmente que tenha obrigado a mulher a fazer cirurgias plásticas. "A Betty não faz uma cirurgia plástica há mais de 18 anos. Sempre a incentivei a estar maravilhosa, isso é completamente diferente".

Leia Também: Castelo Branco em liberdade: Primeiras palavras (e o que está em causa?)

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório