Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 31º

Governo da Polónia remodelou quatro ministérios por causa de saídas

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, anunciou uma remodelação em quatro ministérios, incluindo o Ministério do Interior, apenas seis meses após a tomada de posse. 

Governo da Polónia remodelou quatro ministérios por causa de saídas
Notícias ao Minuto

13:19 - 10/05/24 por Lusa

Mundo Europeias

As mudanças governamentais estão relacionadas com uma série de vagas resultantes das listas que foram formadas por Tusk tendo em vista as próximas eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam entre os dias 06 e 09 de junho.

Tomasz Siemoniak vai substituir Marcin Kierwinski no Ministério do Interior, sendo que a remodelação governamental se verifica também nas pastas da Cultura e do Desenvolvimento e Tecnologia.

Tusk agradeceu aos ministros cessantes pelo trabalho, sublinhando que "cumpriram a tarefa", noticiou a agência polaca PAP.

Os novos ministros devem ser formalmente empossados na segunda-feira pelo Presidente Andrzej Duda.

O primeiro-ministro Donald Tusk regressou ao poder em dezembro de 2023, à frente de uma coligação pró-europeia que, nos seus primeiros meses, alterou as questões pendentes com a Comissão Europeia relativas ao Estado de direito.

No período que antecede às eleições europeias, o partido Coligação Cívica e o ultraconservador Lei e Justiça (PiS) estão praticamente empatados, de acordo com as últimas sondagens publicadas na Polónia.

Leia Também: Juiz polaco que pediu asilo à Bielorrússia soube de dados "confidenciais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório