Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Chuva intensa volta a ameaçar Rio Grande do Sul e preocupa autoridades

Cheias já mataram mais de 100 pessoas desde o dia 29 de abril e deixaram milhares de pessoas desalojadas.

Chuva intensa volta a ameaçar Rio Grande do Sul e preocupa autoridades
Notícias ao Minuto

13:19 - 10/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Brasil

A chuva volta a ameaçar provocar inundações, esta sexta-feira, no Rio Grande do Sul, estado brasileiro onde 108 pessoas morreram nos últimos dias devido às cheias e cerca de 65 mil ficaram desalojadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), citado pelo site G1, a precipitação deverá voltar em força hoje no centro-leste e nordeste do estado e permanecer até segunda-feira.

A região metropolitana de Porto Alegre, já muito atingida pelas cheias, também deverá registar grandes volumes de chuva até segunda-feira, algo preocupante, segundo as autoridades locais, uma vez que é onde se encontram algumas das principais bacias de captação do rio Guaíba. Com níveis já muito elevados, um novo temporal pode agravar ainda mais as inundações no estado.

O número de mortos por causa das inundações no sul do Brasil, confirmados pelas autoridades, subiu para 108 e há 136 desaparecidos, segundo informações divulgadas na quinta-feira.

Segundo as autoridades do Rio Grande do Sul, há 136 pessoas desaparecidas e 374 pessoas feridas devido às inundações que afetam diretamente cerca de 1,5 milhões de pessoas e mais de 80% do território do estado.

Mais de 67 mil pessoas estão em abrigos criados para acolher a população retirada das áreas inundadas e de risco e há ainda 164.583 pessoas desalojadas.

Em 425 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul há registo de problemas relacionados com o maior desastre climático ocorrido neste estado brasileiro.

Leia Também: Brasil. Armazéns lotados em Portugal com doações à espera de transporte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório