Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ordem do Tribunal Supremo Federal abre caminho a libertação de Lula

Decisão de juiz Marco Aurélio Mello é sobre condenados em 2.ª instância, o que abrange o antigo presidente do Brasil.

Ordem do Tribunal Supremo Federal abre caminho a libertação de Lula
Notícias ao Minuto

16:59 - 19/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

O antigo presidente do Brasil, Lula da Silva, atualmente a cumprir pena por corrupção, poderá vir a sair em liberdade.

Em causa está uma decisão tomada pelo juiz Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal do Brasil, que determinou a libertação de todos os reclusos que tenham sido condenados em 2.ª instância, e cujos processos ainda sejam passíveis de recurso.

O portal G1 explica que a decisão não tem efeito imediato, dado que os advogados que representam presos terão de pedir a juízes a libertação dos condenados.

A decisão do juiz ainda é provisória, mas afeta Lula da Silva, que tem recursos pendentes nos tribunais superiores, isto após ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O mesmo G1 revela ainda que, logo após a decisão de Marco Aurélio, a defesa de Lula pediu à Justiça para que o antigo presidente brasileiro seja libertado.

Lula da Silva encontra-se a cumprir pena de 12 anos em Curitiba após ter sido condenado pelo juiz Sérgio Moro.

Recorde-se que Lula da Silva foi impedido de se candidatar às presidenciais devido aos seus problemas com a justiça, numa altura em que liderava as sondagens. Sérgio Moro acabou por aceitar integrar o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, ficando precisamente com a pasta da justiça.

[Notícia atualizada às 17h05]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório