Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Macron "submerso" num mar de amarelo. A evolução da capa do Libération

Edições de sábado e desta segunda-feira do jornal Libération apresentam quase a mesma capa, mas representando o agravar da situação em França.

Macron "submerso" num mar de amarelo. A evolução da capa do Libération
Notícias ao Minuto

14:58 - 03/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

As manifestações dos coletes amarelos continuam a a criar um ambiente de tensão em França, colocando muita pressão sobre o governo de Emmanuel Macron. Depois de mais um fim de semana de violência e confrontos com a polícia, o jornal Libération decidiu voltar a publicar a capa de sábado, que mostrava a face do presidente francês a ser envolto por uma mancha amarela, mas com algumas alterações.

Enquanto no sábado o título era "A Febre", esta segunda-feira o título é "Submerso", com a face do governo quase encoberta.

"As capas do Libération, de sábado e desta segunda-feira. Como Macron está preso nas malhas dos coletes amarelos, a nossa análise", escreveu o jornal numa publicação feita no Twitter, onde colocou lado a lado as imagens das respetivas capas, que pode ver abaixo.

O fim de semana ficou marcado em França por violentos protestos do movimento dos coletes amarelos, sobretudo por desacatos em Paris e por atos de vandalismo no Arco do Triunfo. O monumento, que é símbolo emblemático de Paris e da própria França, foi pintado, o seu museu saqueado e uma estátua partida, à margem dos protestos.

Os últimos dados sobre sábado indicam que 136 mil pessoas se juntaram à mobilização dos coletes amarelos e que houve 263 feridos.

Os coletes amarelos continuam esta segunda-feira as suas ações de protesto em rotundas, estradas e acesso a complexos petrolíferos em várias partes do país

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, iniciou uma ronda de reuniões para receber os chefes dos partidos políticos e procurar uma saída para a crise.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório