Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Migrantes mortos e desaparecidos a tentar chegar à costa espanhola

As autoridades espanholas revelaram hoje a morte de 17 migrantes que na segunda-feira tentaram desembarcar nas costas do país a bordo de pequenas embarcações, havendo ainda cerca de vinte desaparecidos.

Migrantes mortos e desaparecidos a tentar chegar à costa espanhola
Notícias ao Minuto

11:23 - 06/11/18 por Lusa

Mundo Guarda Civil

Segundo a Guarda Civil espanhola (equivalente à GNR em Portugal), uma centena de outros migrantes foram salvos a tentarem chegar a Espanha.

Treze pessoas morreram perto de Melila, um enclave espanhol no norte de África, e quatro outros corpos foram encontrados na zona de Cádis, no sudoeste da Espanha, enquanto equipas de salvamento marítimo ainda estão à procura de 17 a vinte pessoas.

Os migrantes tentavam chegar a Espanha durante uma tempestade para não serem detetados pelas forças de segurança.

Um dispositivo aéreo e marítimo foi montado na segunda-feira à noite para encontrar os desaparecidos e a busca continuou esta manhã, de acordo com um porta-voz da Guarda Civil.

Mais de 53.000 migrantes entraram em Espanha de forma irregular até 30 de outubro último, o que representa um aumento de 153 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, a grande maioria em pequenas embarcações.

De acordo com um relatório publicado na segunda-feira pelo Ministério das Assuntos Internos espanhol, nos primeiros dez meses do corrente ano foram intercetados 1.775 barcos, mais 88,6% do que no ano passado.

A maior parte dos migrantes chegaram por via marítima, com 45.541 a desembarcar nas costas do território continental espanhol ou das ilhas baleares, 1.215 no arquipélago das Canárias, 572 através de Melila (território espanhol no norte de África) e 356 de Ceuta (idem).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório