Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Parlamento italiano tem um ano para legislar sobre eutanásia

O Tribunal Constitucional de Itália solicitou hoje ao Parlamento que acabe com o vazio legal sobre a eutanásia em um ano, após analisar o caso de um ativista que acompanhou um tetraplégico à Suíça para acabar com a vida.

Parlamento italiano tem um ano para legislar sobre eutanásia
Notícias ao Minuto

20:28 - 24/10/18 por Lusa

Mundo Constitucional

O tribunal defendeu, em comunicado, que "constatou que o atual sistema normativo relativo ao fim da vida deixa sem um adequado controlo determinadas situações, que merecem proteção do ponto de vista constitucional".

O tribunal deu ao Parlamento um período de quase um ano, até 24 de setembro de 2019, para legislar sobre o assunto.

O assunto foi estudado nos últimos tempos, para analisar a constitucionalidade do artigo 580.º do Código Penal italiano, que pune com penas de prisão entre um e doze anos "quem determine suicídio ou alimente o propósito de suicídio de outra pessoa."

A decisão do Constitucional era esperada em Itália devido ao polémico caso de Fabiano Antoniani, conhecido como DJ Fabo, que estava tetraplégico e cego após um acidente de carro e foi submetido a eutanásia numa clínica suíça em fevereiro de 2017.

Atualmente está a ser julgado o ativista que acompanhou Fabiano Antoniani para acabar com a vida e que se denunciou a si mesmo, Marco Cappato, antigo eurodeputado e membro do Partido Radical.

O caso chegou ao Constitucional depois de o Tribunal Criminal de Milão, onde está a decorrer o processo de Marco Cappato, decidir em fevereiro consultar o tribunal superior sobre a constitucionalidade do artigo 580.º do Código Penal antes de emitir uma decisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório