Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Quase 900 voos adiados ou cancelados em Hong Kong devido a tufão

Perto de 900 voos foram adiados ou cancelados em Hong Kong devido ao tufão severo Mangkhut, que se aproxima da costa oeste de Guangdong com ventos até 173 quilómetros por hora, noticiou um jornal local.

Quase 900 voos adiados ou cancelados em Hong Kong devido a tufão
Notícias ao Minuto

05:36 - 16/09/18 por Lusa

Mundo Mangkhut

De acordo com o South China Morning Post, pelo menos 543 voos programados para hoje foram cancelados, afetando cerca de 96.000 passageiros.

No total, as autoridades do aeroporto internacional de Hong Kong dão conta de 889 voos adiados ou cancelados devido à proximidade deste tufão, considerado o maior do ano, indicou o mesmo jornal.

No território vizinho, Macau, 160 voos foram cancelados e 14 tiveram de ser adiados, segundo as últimas informações do aeroporto.

O Observatório de Hong Kong e os Serviços Meteorológicos de Macau (SMG) emitiram hoje o sinal 10 de tempestade tropical, o máximo no nível de alerta, ambos prevendo fortes chuvas, inundações e rajadas de vento nas próximas horas.

Em Macau, o alerta vermelho de "storm surge" (maré de tempestade) continua em vigor e a subida do nível da água pode atingir os 2,5 metros, indicaram os SMG.

Perto de seis mil pessoas já foram retiradas das suas casas, no seguimento do plano de evacuação das zonas baixas da cidade, efetuado a partir das 21:00 de sábado.

´Mais de mil pessoas encontravam-se às 11:00 (04:00 em Lisboa) nos 16 centros de abrigo de Macau, disseram as autoridades.

Por sua vez, as autoridades de Hong Kong apontam uma subida do nível das águas de 3,5 ou mais metros, alertando a popuulação para as "graves inundações nas zonas baixas", lê-se no 'site' do Observatório.

O super tufão Mangkhut, agora considerado um tufão severo devido a um ligeiro enfraquecimento, já causou pelo menos 25 mortos nas Filipinas e um em Taiwan.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório