Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 28º

Descoberta rara entusiasma cientistas: Sarcófago intacto com 2 mil anos

É a primeira vez que o caixão de pedra é tocado desde que foi enterrado, algures entre 305 A.C. e 30 A.C.

Notícias ao Minuto

18:52 - 18/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Arqueologia

Uma equipa de arqueólogos fez uma descoberta entusiasmante numa escavação da cidade de Alexandria, no Egito: um sarcófago com mais de dois mil anos ainda intacto, acompanhado de uma cabeça de alabastro branco, que deverá ser o ocupante do túmulo.

De acordo com a Sky News, trata-se do maior sarcófago alguma vez descoberto naquela cidade, medindo 1,85 metros de altura, 2,65 metros de comprimento e 1,65 metros de largura.

A descoberta foi feita num local onde irá ser construído um novo edifício. De acordo com as leis egípcias, as empresas de construção são obrigadas a fazer escavações com especialistas nos locais onde planeiam obras, caso seja identificado algum artefacto histórico, como foi o caso.

O túmulo estava enterrado a quase cinco metros de profundidade e tinha ainda uma camada de argamassa entre a tampa e o caixão de pedra, o que será indicativo que não foi tocado desde que lá foi colocado, algures entre 305 A.C. e 30 A.C., há mais de dois mil anos. 

Ayman Ashmawy, responsável pelo departamento de antiguidades egípcias, refere que o facto de estar intacto é uma raridade, uma vez que a maior parte dos túmulos foram sendo pilhados aos longo dos séculos. Resta agora saber-se quem ocupa aquele sarcófago, um trabalho que terá de ser feito com minúcia para não danificar o conteúdo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório