Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Bruxelas pede a Itália e Malta uma solução rápida para Aquarius

A Comissão Europeia apelou hoje às autoridades italianas e maltesas para que resolvam assim que possível a situação dos 629 migrantes a bordo de um navio e que Itália recusa deixar desembarcar no país, encaminhando-os para Malta.

Bruxelas pede a Itália e Malta uma solução rápida para Aquarius
Notícias ao Minuto

12:07 - 11/06/18 por Lusa

Mundo Margaritis Schinas

"Estamos em contacto com autoridades italianas e maltesas e a prioridade deve ser que estas pessoas desembarquem em segurança e o mais depressa possível", disse o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária.

"Estamos a falar de pessoas, mais de 600 pessoas, incluindo menores não acompanhados", sublinhou Schinas, acrescentando que, neste caso, "há um imperativo humanitário".

O ministro do Interior de Itália pediu no domingo a Malta que receba o navio com 629 migrantes a bordo, que o novo Governo italiano não autoriza que desembarquem no sul do território.

O Governo italiano alega que o navio está mais próximo de Malta e, se for este o caso, compete a este país receber os migrantes.

Mas, segundo o Ministério do Interior maltês, a responsabilidade cabe a Itália porque as operações de salvamento dos migrantes ocorreram numa zona marítima coordenada por Roma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório