Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

NFL proíbe protesto durante hino. "Patriotismo falso", diz-se na NBA

Declarações contundentes são de campeão como basquetebolista e agora como treinador.

NFL proíbe protesto durante hino. "Patriotismo falso", diz-se na NBA
Notícias ao Minuto

19:55 - 25/05/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Steve Kerr

Nos EUA, desporto e política misturam-se na liga de futebol americano (NFL). A última temporada da NFL ficou marcada pelos protestos pacíficos de jogadores, que se ajoelhavam durante o hino nacional, num protesto silencioso contra a violência policial e discriminação racial.

Donald Trump nunca gostou do protesto e várias vezes deu conta disso mesmo, em discursos e no Twitter, criticando jogadores. Ontem mesmo voltou fazê-lo

O tema está na berlinda porque os donos de equipas da NFLK chegaram a um acordo: os jogadores estão proibidos de fazer qualquer protesto durante o hino. A decisão mereceu críticas dos mais diversos quadrantes. Um dos críticos mais recentes é Steve Kerr.

Steve Kerr é um antigo basquetebolista que foi campeão por cinco vezes na NBA - três a jogar pelos Chicago Bulls, duas ao serviço dos San Antonio Spurs. Atualmente é o treinador dos Golden State Warriors, os campeões em título.

Questionado sobre o tema em conferência de imprensa, Steve Kerr foi perentório na forma como descreveu as motivações que levaram a esta proibição na NFL: "Falso patriotismo".

"Acho que é típico da NFL", disse. "Eles estão a exibir-se para a sua base de fãs e estão basicamente a tentar usar o hino como falso patriotismo, nacionalismo, a assustar as pessoas. É idiota mas é como a NFL tem lidado com o seu negócio".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório