Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2018
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 23º

Edição

Central geotérmica teve de ser encerrada por causa de vulcão Kilauea

Central elétrica fornece 25% da energia da Grande Ilha do Havai.

Central geotérmica teve de ser encerrada por causa de vulcão Kilauea
Notícias ao Minuto

13:46 - 22/05/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Havai

As autoridades e os trabalhadores de uma central geotérmica do Havai foram obrigados a agir rapidamente, na segunda-feira, para impedir que a erupção do vulcão Kilauea fizesse mais estragos. A lava entrou no local e os trabalhadores tiveram de parar o funcionamento da central, diz o Guardian, tentando ainda impedir a libertação de gases nocivos.

As equipas trabalharam durante toda a noite para cobrir todos os poços geotérmicos da central, que fornece 25% da energia da Grande Ilha do Havai. Os poços, sublinhe-se, têm entre 1.800 e 2.400 metros de profundidade para aceder a águas, e vapor com temperaturas extremamente altas, sendo usados para produzir eletricidade.

O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, entrou em erupção em 3 de maio e, desde então, já foram registadas mais de 20 fissuras que estão a expelir lava, criando explosões e correntes que atravessam tanto campos, como estradas e zonas povoadas, em direção ao mar.

No domingo, recorde-se, a imprensa norte-americana deu conta da primeira pessoa com ferimento considerável em resultado da erupção do vulcão Kilauea.

O vulcão Kilauea situa-se no sudeste da Grande Ilha do Havai, onde vivem cerca de 185 mil pessoas. Até ao momento, foram já retiradas 1.700 pessoas que ainda não foram autorizadas a regressar a casa e cerca de 40 casas ou edifícios foram destruídos pela lava.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.