Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Vulcão Kilauea faz primeiro ferido. "Destroçou a parte inferior da perna"

Até ao momento, depois do vulcão ter entrada em erupção no início do mês, não tinha sido registado um ferimento com esta gravidade. Porta-voz da câmara municipal avisa para os perigos dos salpicos das explosões de lava.

Notícias ao Minuto

07:45 - 20/05/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Havai

A imprensa norte-americana dá conta este domingo da primeira pessoa com ferimento considerável em resultado da erupção do vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havai, depois deste ter entrado em erupção no início do mês.

Uma porta-voz da câmara municipal do condado do Havai, no mesmo estado, indicou que o ferido é um homem residente de Noni Farms Road. “Estava sentado na varanda de um terceiro andar quando foi atingido por salpicos de lava”, afirmou Janet Snyder, citada pela Reuters.

“Atingiu-o na canela e destroçou a parte inferior da perna”, acrescentou, sublinhando que salpicos das explosões de lava “podem pesar tanto quanto um refrigerador e mesmo pedaços pequenos podem matar”.

Recorde-se que este sábado, dia 19 de maio, cientistas norte-americanos afirmaram desconhecer quando é que a atividade do vulcão irá parar, numa altura em que as correntes de lava já ameaçam estradas essenciais para a retirada de pessoas.

O Kilauea, sublinhe-se, é um dos mais ativos vulcões do mundo e até agora foram já retiradas 1700 pessoas que ainda não foram autorizadas a regressar a casa. Até agora, 40 casas ou edifícios foram destruídos pela lava.

O vulcão entrou em erupção em 3 de maio e desde então já foram registadas mais de 20 fissuras que estão a expelir lava. Junto à cratera, registaram-se durante vários dias dezenas de sismos, alguns de magnitude superior a 5 na escala de Richter.

O vulcão situa-se no sudeste da Grande Ilha do Havai, onde vivem cerca de 185 mil pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório