Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Tuberculose

A Tuberculose continua a ser um importante problema de saúde pública a nível nacional e mundial – esta é uma das mensagens chaves transmitidas pela Comissão de Trabalho de Tuberculose da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) a propósito do Dia Mundial da Tuberculose, assinalado hoje, no dia 24 de março.

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Tuberculose

Apesar da baixa prevalência desta doença no nosso país, esta “continua a ser bastante alta nos centros de elevada concentração populacional, como Lisboa e Porto” referem Filipa Viveiros e Inês Ladeira, da Comissão de Trabalho de Tuberculose da SPP.

Para as médicas pneumologistas, “o esforço que tem existido ao nível da formação e capacitação de profissionais de saúde nesta área - levando a um maior grau de suspeita e identificação dos casos - a par da implementação de programas de rastreio em grupos de risco, da criação de protocolos e normas de atuação e, por fim, de campanhas de educação e informação da população, têm sensibilizado o público para a problemática da Tuberculose e ajudado a desmistificar a doença, resultando também num decréscimo na incidência”.

A infeção latente merece especial atenção nas populações vulneráveis, nomeadamente contactos próximos de pessoas com tuberculose infeciosa, profissionais de saúde, doentes infetados com VIH e doentes sob terapêutica biológica/imunossupressora, que beneficiam de tratamento preventivo pelo seu maior risco de evolução para doença ativa. “A infeção latente não é contagiosa, mas se não tratada poderá evoluir para doença e, sobretudo  nos doentes imunocomprometidos, pode cursar com formas graves de Tuberculose”, afirmam as especialistas.

A Comissão de Trabalho alerta para a necessidade de todos os profissionais de saúde estarem envolvidos na deteção de casos de Tuberculose. A suspeição clínica continua a ser a chave para o diagnóstico da doença e o rastreio da infeção latente ganha cada vez mais relevância no controlo e eliminação da Tuberculose.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório