Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Os antidepressivos valem a pena? Ou só nos fazem ganhar peso?

Os números levam a questionar se os benefícios dos antidepressivos prevalecem ao frequente ganho de peso.

Os antidepressivos valem a pena? Ou só nos fazem ganhar peso?
Notícias ao Minuto

10:09 - 05/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Anti-depressivos

O ganho de peso como consequência mais notória do consumo de antidepressivos é um problema que afeta 25% da população que não prescinde deste medicamento.

Aponta o Scientific American que o ganho considerável de peso acontece em quem toma antidepressivos por seis meses no mínimo, contudo, o site não deixa de apontar que há casos de doentes que ganham entre oito a dez quilos num curto período de semanas. Não será difícil associar o agravamento no estado psicológico de um paciente que tome antidepressivos para contrariar o seu estado mental, e passe a contar com um corpo propício a inseguranças e outros aspetos negativos.

Sendo este um problema comum, valerá a pena a prescrição destes medicamentos? Diversos estudos apontam que a taxa de sucesso é pequena para a quantidade de pessoas que tomam o medicamento, sendo mais eficazes em casos de depressão extrema.

Apesar disso, a psicóloga Ellen Hendricksen refere que não se deve generalizar. A aceitação de certo medicamento em muito depende do tipo de organismo de quem o toma. Por isso, mudar de medicamento pode ser, segundo a especialista, uma forma de garantir o sucesso do antidepressivo bem como evitar o ganho de peso.

Já no caso de um medicamento que funcione contra a depressão mas proporcione o ganho de peso, o melhor será mantê-lo. Ainda não é certo o motivo porque os antidepressivos levam ao aumento de peso, pelo que o conselho dos especialistas passa por apostar numa alimentação equilibrada e rica em proteínas, que ajude a acelerar o metabolismo, refere o Quick and Dirty Tips.

O maior consumo de alimentos com fibra e vegetais são também uma boa medida, bem como a redução de alimentos com açúcar refinado. Em suma, uma alimentação que tenha em conta o equilíbrio de nutrientes e preferência por alimentos naturais.

A par da alimentação, a procura pela luz natural pode ajudar, já que o aumento dos níveis de serotonina incentiva o apetite por alimentos naturais. Por exemplo, opte por praticar exercício físico ao ar livre: estará a melhorar indiretamente a alimentação ao mesmo tempo que aumenta a energia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório